Fenae faz balanço das ações em reunião do Conselho Deliberativo

Por Douglas Alexandre
Institucional
3 de dezembro de 2021

Defesa de direitos e melhores condições de trabalho estiveram entre as prioridades

A reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), que conta com a participação de presidentes das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) das 27 unidades da Federação, dentre eles o presidente da APCEF/MG, Paulo Roberto Damasceno e o diretor sociocultural Nery Gomes, foi aberta na manhã desta sexta-feira (3) e prossegue neste sábado, 4 de dezembro. 

Na oportunidade, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, falou sobre os desafios da gestão da entidade na pandemia. O presidente do Conselho Deliberativo, Jadir Garcia, destacou a atuação dos empregados da Caixa durante a pandemia e das entidades associativas e sindicais para assegurar melhores condições de trabalho no banco público. 

Diretoria da APCEF/MG aproveitaram a oportunidade para se reunir com conselheiros da FUNCEF

A atual diretoria da Federação tomou posse de forma virtual em 29 de abril de 2020. Foram mantidos programas já existentes como o Talentos Fenae/Apcef, Nosso Valor, convênios, Movimento Solidário, Eu Faço Cultura, e lançados novos como o Arena Fenae e o Meu Ideal voltado para os aposentados. 

“Nossa preocupação foi estar ao lado dos empregados da Caixa e fazer a defesa dos seus direitos e melhores condições de trabalho”, frisou Takemoto. 

O presidente da Fenae ressaltou ainda a atuação da Fenae e a parceria com entidades sindicais e de movimentos populares para defender a Caixa pública e social.  Takemoto lembrou o lançamento das campanhas em defesa do banco público “Mexeu com a Caixa Mexeu com o Brasil” e a “Campanha Brasil Seguro é Caixa Pública” em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), e mais recentemente o Movimento em Defesa da Caixa, que é uma ação permanente de mobilização da sociedade e dos trabalhadores contra a privatização da Caixa. 

“Tivemos também a mobilização contra a MP 995 que acelerava o processo de privatização da Caixa, autorizando a venda de subsidiárias.  A derrubada dessa Medida Provisória foi um grande marco na luta em defesa do banco”, avaliou Sergio Takemoto. 

Outras ações importantes foram destacadas: lançamento da Campanha Vacina Já em prol da imunização dos empregados do banco público e da população em geral; lives para debater temas como Saúde Caixa; lives de premiação do Talentos Fenae/Apcef; organização dos trabalhadores com apoio ao Conecef e CEE/Caixa, plantão jurídico em parceria com a LBS e lançamento do novo site. 

Para 2022, a perspectiva é o a retomada dos eventos presenciais: Jogos da Fenae e Inspira Fenae, além da reformulação do #Prontofalei. 

Apcefs presentes na pandemia 

O presidente do CDN, Jadir Garcia, destacou a atuação dos empregados e entidades diante da pandemia.  “Não podemos esquecer que nesse período perdemos colegas e fizemos a luta por vacina e continuamos lutando por condições dignas de trabalho e pela Caixa pública”, enfatizou. 

Representantes das Apcefs ressaltaram que mesmo diante das dificuldades geradas pela pandemia, as Associações do Pessoal da Caixa mantiveram o relacionamento com os associados, além da defesa dos empregados da Caixa. Os dirigentes das associações agradeceram o apoio da Fenae nesse momento adverso.  

O vice-presidente da Fenae, Marcos Saraiva, ressaltou a importância do CDN para fazer a resistência contra retirada de direitos e aos ataques contra a Caixa. “Esse fórum é fundamental para fazer luta e a defesa intransigente da Caixa e dos seus empregados. Fizemos a resistência e continuaremos fazendo pela manutenção de todos os nossos direitos, a exemplo do que aconteceu na última campanha salarial”, frisou o dirigente.  

O CDN prestou homenagem aos empregados da Caixa, que não mediram esforços para atender mais da metade da população do Brasil, com pagamento do Auxílio Emergencial e de outros benefícios sociais, enfrentando sobrecarga de trabalho e cobrança por metas desumanas. Foram homenageados também os cientistas que viabilizaram o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19.

Informações retiradas do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
Captcha obrigatório
Ocorreu um erro, atualize a página e tente novamente.
Cadastro realizado com sucesso, em breve receberá todas as notícias da APCEF/MG em seu e-mail!
Campo obrigatório.