Fenae e entidades entregam documento em defesa dos empregados a Rita Serrano

Por Douglas Alexandre
Institucional
16 de janeiro de 2023

Documento elenca ações para melhorar as condições de trabalho dos empregados e resgatar o papel social do banco

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e entidades em defesa do banco e dos trabalhadores, tiveram um encontro com a presidenta do banco, Rita Serrano, nesta sexta-feira (13). O objetivo da reunião foi entregar um documento com sugestão de ações que as entidades entendem como primordiais para melhorar as condições de trabalho dos empregados. A deputada federal Erika Kokay (PT/DF) participou do encontro.

No documento, as entidades exaltaram o trabalho dos empregados, especialmente durante o pagamento do auxílio emergencial, e condenaram as condições a que foram submetidos durante a administração de Pedro Guimarães. “É preciso resgatar um modelo de gestão de pessoas humanizado, que valorize e que reconheça a importância do maior ativo do banco público: o Pessoal da Caixa”.

“Conhecemos os enormes desafios que Rita Serrano vai enfrentar para devolver uma Caixa humanizada para os empregados e para fazer o banco voltar a ter o papel social imprescindível para reconstrução do país, mas nos colocamos à disposição para contribuir neste processo”, disse o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Entre as ações sugeridas pelas entidades estão a reestruturação da Vice-Presidência de Pessoas; a elaboração de políticas que busquem o fim da cultura de assédio e a revisão da política de metas que hoje é extremamente abusiva.

Na ocasião, Rita informou que vai recriar a vice-presidência de Pessoas e reavaliar a questão do Caixa e Tesoureiro minuto, além de fortalecer os Processos de Seleção Internos (PSI). Serrano também anunciou a mudança nas substituições por motivo de férias. Agora, será possível lançar no sistema afastamentos igual ou superior a cinco dias.

Além da Fenae, assinaram o documento a Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef), Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (Aneac), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag) e Sindicato dos Bancários de Brasília (SEEB/DF).

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]