Fenae e Apcefs promovem ações virtuais para comemorar Dia Nacional dos Aposentados

Por Carolina Marçal
Institucional
24 de janeiro de 2022

Maioria dos eventos alusivos à data é nesta segunda-feira (24) e visa o bem-estar de aposentados e pensionistas associados

Todos os anos, entre janeiro e fevereiro, a Fenae e as Apcefs promovem atividades de lazer, qualidade de vida, cultura e esporte alusivas ao Dia Nacional dos Aposentados, comemorado em 24 de janeiro. As ações, extensivas aos familiares dos associados, são voltadas ao bem-estar de aposentados e pensionistas.

Neste ano, devido ao avanço dos casos de Covid-19 e da gripe Influenza (H3N2), muitas Apcefs programaram eventos on-line, enquanto outras adiaram as atividades presenciais previstas, para datas ainda a serem definidas. Há, inclusive, associações que sequer programaram eventos em comemoração ao Dia dos Aposentados. Com isso as entidades associativas demonstram preocupação com a saúde e a vida dos empregados aposentados da Caixa e seus familiares.

Nesta segunda-feira (24), como já é tradição, a Fenae faz um disparo eletrônico da Carta aos Aposentados e Aposentadas da Caixa, como iniciativa para marcar a comemoração da data, que desde 2009 integra o calendário anual em janeiro de atividades específicas das Apcefs, com o apoio da Fenae.

No Dia Nacional dos Aposentados, haverá ainda o lançamento da plataforma digital Arena Clássicos, com participação de aposentados e pensionistas associados em torneio de jogos clássicos, havendo a possibilidade de participar em mais de um jogo.

Outra iniciativa voltada aos aposentados e dependentes cadastrados se refere ao Clube de Vantagens da Fenae e Apcefs, cujo acesso é pelo site www.fenae.org.br/convenios, com o login Fenae (antigo Mundo Caixa). Para participar do sorteio de duas cafeteiras, basta o aposentado acessar o portal de convênios até o dia 30 de janeiro para concorrer automaticamente. Esse sorteio será realizado em 31 de janeiro e contemplará dois ganhadores.

“O Dia dos Aposentados nas Apcefs é um dos eventos mais importantes do nosso calendário. Trata-se de um momento único no qual prestamos uma justa homenagem aos colegas que foram fundamentais para a história da Caixa e do país, mas também tratamos dos problemas e dos riscos enfrentados por eles. É uma junção entre atividades voltadas para a qualidade de vida e para a conscientização e mobilização”, diz o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Programação  

A Apcef/SP, seguindo todos os protocolos sanitários, é uma das entidades do movimento associativo que divulgou programação. Para marcar as comemorações de 2022 do Dia dos Aposentados, cada aposentado e pensionista associado irá receber um vale-presente no valor de R$ 115, numerário escolhido para lembrar os 115 anos da associação paulista. Será beneficiado com o “presentão” apenas o associado que atualizou cadastro junto à entidade.

Na associação paulista, o tema escolhido foi “Sonhar é construir novas esperanças”. O entendimento é de que, em meio a uma pandemia, a melhor forma de seguir a vida é continuar sonhando. “Nada melhor do que fazer planos e buscar colocar em prática aquilo que deixamos de lado na correria do dia a dia”, lembra a Apcef/SP.

As festas alusivas ao Dia dos Aposentados nas Apcefs do Espírito Santo e de Santa Catarina foram adiadas, com novas datas a serem definidas posteriormente. No caso da associação capixaba, todas as inscrições efetuadas ficam mantidas, mas o evento para comemorar o Dia dos Aposentados será reagendado em breve.

Na Apcef/MS, por conta da situação da pandemia e do surto da Influenza, houve também adiamento das ações em comemoração ao Dia dos Aposentados. Tudo foi feito, segundo Jadir Garcia, presidente da associação sul-mato-grossense, porque a Fenae e as Apcefs estão sempre pensando no bem-estar e nos direitos dos aposentados da Caixa.

Na programação da Apcef/PE, o evento deste ano será presencial, seguindo todos os protocolos de segurança, em virtude da pandemia. A ação acontece em 5 de fevereiro, a partir do meio-dia (12h), na sede Janga, clube da associação pernambucana. Estão previstas atrações musicais com as bandas Labaredas, Bento Rezende (vice-campeã do Talentos Fenae/Apcefs 2021) e o projeto acústico Dario Figueiredo e João Cordas. Haverá ainda open bar de cerveja, caipirinha, caipirosca, refrigerante e uma feijoada. Também estão previstos o sorteio de uma TV Smart 32 polegadas e muitos outros presentes.

O encontro das aposentadas e aposentados da Apcef/RS, “para cantar e ser feliz”, terá formato virtual em 2022. O evento está programado para o dia 26 de janeiro, das 15h às 16h30. Será uma atividade diferente, alegre e participativa, traduzida em oficina musical on-line ministrada pelo músico e compositor Marcelo Delacroix, com cada participante em seu lugar seguro.  

Histórico

O Dia Nacional dos Aposentados é celebrado em 24 de janeiro. A data foi escolhida por ser o dia em que foi sancionada a primeira lei brasileira destinada à Previdência Social, em 1923, pelo então presidente Artur Bernardes. A lei criava a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Em 1981, a data foi oficializada pelo Congresso Nacional como o Dia Nacional dos Aposentados, por meio da Lei 6.926/81.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]