Fenae, APCEF/BA E APCEF/MG fazem campanha de doação à população afetada pelas enchentes

Por Carolina Marçal
Institucional
28 de dezembro de 2021

Na Bahia, até este domingo (26), a tragédia já deixou mais de 35 mil desabrigados e desalojados. Em Minas, cerca de 11 mil pessoas precisaram deixar suas casas por conta de alagamentos, deslizamentos e outros danos provocados pelas chuvas

Diante do estado de emergência causado pelas fortes chuvas no sul e extremo sul da Bahia e na região norte de Minas Gerais, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), a Apcef/BA e a Apcef/MG começaram uma campanha para ajudar a população afetada pela tragédia.

Segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), divulgados neste domingo (26), já são mais de 16 mil desabrigados e 19 mil desalojados, 18 pessoas morreram e outras duas estão desaparecidas. Em Minas Gerais, a região norte e os vales do Jequitinhonha e Mucuri são os mais atingidos. O estado tem mais de 11 mil pessoas que precisaram deixar suas casas por conta de alagamentos, deslizamentos e outros danos provocados pelas chuvas. Até então 70 municípios estão em situação de emergência.

“A situação é muito grave e, mais uma vez, contamos com a solidariedade dos empregados da Caixa para ajudar a população atingida. Agora toda a mobilização é necessária”, disse Sergio Takemoto, presidente da Fenae. 

O presidente da Apcef/BA, John Ralph Goodwin, explicou que os valores arrecadados serão repassados diretamente para as instituições que estão atendendo à população atingida, seja por fornecimento de refeições ou cesta básica. “O deslocamento para o sul e extremo sul está comprometido em vários trechos. A ajuda chegará mais rapidamente às pessoas a partir das conexões com as instituições da região”, disse. Ele também informou que a sede de Ilhéus vai receber doações que não são em dinheiro. “Nossas cozinheiras estão preparando alimentação para distribuir às pessoas atingidas”, explicou o presidente da Apcef/BA.

Paulo Roberto Damasceno, presidente da Apcef/MG, explicou que a Associação está trabalhando em parceria com a ONG Moradia e Cidadania para identificar as áreas mais atingidas, bem como as entidades elegíveis para receber os recursos da campanha. “Estamos vivendo tempos difíceis e somente a solidariedade, a união de todos, principalmente dos empregados da Caixa, são capazes de superá-los”, disse Damasceno ao se solidarizar com as famílias das vítimas.

O direcionamento dos recursos e a prestação de contas serão informados posteriormente.

Como ajudar – Para colaborar, as doações em dinheiro devem ser efetuadas na conta corrente: 50174-4, agência 1041 e operação 003, em nome da Federação Nacional das Associação do Pessoal da CEF. O CNPJ é 34.267.237/0001-55. 

Na Bahia, as doações que não sejam em dinheiro podem ser encaminhadas para a sede de Ilhéus, no endereço Rod. Pontal | Olivença, 97 – São Francisco, Ilhéus – BA.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]