Eleições Fenae 2020 acontecem nos dias 17 e 18 de março. Participe!

Por APCEF/MG
Arquivo, Institucional
11 de março de 2020

Empregados da Caixa, associados às 27 Apcefs de todo o país, devem ir às urnas nos dias 17 e 18 de março (terça e quarta-feira da próxima semana) para votar nas eleições para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). A participação dos associados é fundamental para o fortalecimento do movimento associativo dos empregados da Caixa.

Prestes a completar 49 anos de fundação, a Fenae se consolidou como uma entidade que participa efetivamente da organização dos trabalhadores do banco público. A Federação esteve presente nas mobilizações por conquistas históricas da categoria como a jornada de seis horas e do direito dos bancários da Caixa à sindicalização, em 1985; democratização do país, reintegração dos empregados demitidos no governo Collor, defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos trabalhadores.

“A Fenae historicamente vem desempenhando uma importante parceria com as entidades sindicais na organização, mobilização e lutas dos bancários e da classe trabalhadora em todo o país, além de promover o bem-estar do pessoal da Caixa, através do esporte, cultura, lazer, educação, dentre outras ações”,  destaca o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.

Segundo o dirigente, nesse momento de ataque às empresas públicas e aos direitos dos trabalhadores, o fortalecimento das entidades representativas é essencial para fazer o enfrentamento com o governo. “Por isso, convidamos todos os associados das Apcefs a participar do processo eleitoral”, acrescenta Jair Ferreira.

A Fenae foi fundada em 29 de maio de 1971, durante o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, em Curitiba (PR), congregando 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs).

A diretoria executiva da Fenae é composta de 17 membros efetivos, abrangendo áreas relevantes para atuação da entidade, como responsabilidade social, cultura, esportes, saúde e previdência, formação e relações trabalhistas. Outra iniciativa importante foi a criação em 2016 das diretorias regionais com o objetivo de aproximar ainda mais a Federação dos empregados da Caixa, sobretudo dos associados, contemplando maior participação de representantes de todo o país nas decisões da entidade.

O Conselho Fiscal da Fenae possui três efetivos e três suplentes.

Como votar

Estão aptos a votar os associados às Apcefs até 31 de agosto de 2019, o que corresponde 50.566 empregados e empregadas da Caixa ativos e aposentados de todo o país.

As urnas para coleta do voto estarão nas unidades da Caixa e nas sedes das Apcefs, das 9h às 18h, nos dias 17 e 18 de março. Para votar, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Caso algum associado apresente-se à mesa coletora e seu nome não conste na lista de votação, ele poderá votar em separado. Já os aposentados poderão votar na agência onde têm conta ou na sede da Apcef.

                                           Membros da Chapa “Movimento em Defesa da Caixa”

Apenas uma chapa concorre ao pleito. A chapa 1 “Movimento em Defesa da Caixa” é encabeçada pelo atual vice-presidente da Fenae, Sergio Takemoto. Integram ainda a chapa os seguintes candidatos:  Marcos Aurélio Saraiva Holanda (CE) – Vice-Presidente; Clotário Cardoso (MG) – Diretor de Administração e Finanças; Carlos Alberto Oliveira Lima (RJ) – Diretor de Esportes; Nilson Alexandre de Moura Junior (SP) – Diretor Sociocultural; Moacir Carneiro da Costa (BA) – Diretor de Comunicação e Imprensa; Vera Lucia Barbosa Leão (GO) – Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas; Jair Pedro Ferreira (DF) – Diretor de Formação; Rita de Cássia Santos Lima (ES)  – Diretora de Relações do Trabalho; Fabiana Cristina Meneguele Matheus (SP) – Diretora de Saúde e Previdência; Rachel de Araújo Weber (RS) – Diretora de Políticas Sociais; Francisca de Assis Araújo Silva (PI) – Diretora de Impacto Social; Jerry Fiusa dos Santos (RO) – Diretor Região Norte; Paulo Roberto Massetti Moretti (PE) – Diretor Região Nordeste; José Herculano do Nascimento Neto (DF) – Diretor Região Centro-Oeste; Dionísio Reis Siqueira (SP) – Diretor Região Sudeste; Naiara Machado da Silva (RS) – Diretora Região Sul; Conselho Fiscal: Marco Antonio Zanardi (SC) – 1º Conselheiro; José Megume Tanaka (PR) – 2º Conselheiro; Maria Rita Serrano (SP) – 3ª Conselheira; Giselle Maria Araújo Lima de Menezes (MA) – 1ª Suplente do Conselho; Emanoel Souza de Jesus (BA) – 2º Suplente do Conselho Fiscal; Paulo Roberto Damasceno (MG) – 3º Suplente do Conselho.

Saiba mais sobre o processo eleitoral em www.fenae.org.br/eleicoesfenae2020.

 

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]