Dia Nacional dos Aposentados: data para comemorar a vida e a luta que nos une

Por APCEF/MG
Institucional
24 de janeiro de 2023

Em 24 de janeiro de 1923, ou seja, há cem anos, foi criada a lei Eloy Chaves, a Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro, o que seria o embrião da Previdência Social no Brasil. Foi por este motivo que a data foi escolhida para ser o Dia Nacional do Aposentado, instituído pelo decreto de lei nº 6.926, de 1981.

A Fenae e as Apcefs reforçam nesta data o objetivo de estar cada vez mais próximo dos companheiros aposentados e aposentadas. Em carta endereçada a eles (veja aqui), ressaltam que a hora é de unir forças para construirmos junto com os empregados da ativa uma nova Caixa para um novo Brasil.

“Entendemos que o grande desafio desse momento é encontrar caminhos para que valores democráticos tenham espaço em um país dividido e arrasado por retrocessos do governo anterior em praticamente todas as áreas. Vamos continuar na luta pela valorização dos aposentados e para buscar soluções para as suas pautas, em especial às que dizem respeito ao Saúde Caixa e à Funcef”, afirmou Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

A diretora de Assuntos para Aposentados e Pensionista, Vera Lúcia Leão, destacou pontos da carta e lembrou que a valorização dessa parcela da categoria deve se traduzir em políticas que reforcem o respeito àqueles que contribuíram para que a Caixa cumprisse o seu papel junto à sociedade. “Parabenizamos a todos e todas e renovamos o nosso compromisso com as lutas da categoria e com o movimento que busca melhores condições de vida para esta e outras gerações. Que em 2023 tenhamos esses e muitos outros motivos para comemorar” afirmou ela.

Informações retirados do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]