Dia do Idoso: Fenae oferece programas voltados aos empregados Caixa da maturidade

Por Elizeu Junior
Benefícios, Institucional
1 de outubro de 2021

Além da atenção especial em todas as ações, diretores recomendam o acesso a mais de 100 cursos da Rede do Conhecimento e adesão ao programa Meu Ideal de qualidade de vida

No Brasil, um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que cerca de 38 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos. São homens e mulheres que têm papel fundamental na vida dos brasileiros. Na oportunidade em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1/10), a diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) Vera Lúcia Barbosa Leão, frisa a importância da data para que a sociedade como um todo avalie como se comporta em relação ao envelhecimento das pessoas e destaca que valorizar e proporcionar programas que idealizam a proteção e cuidados especiais aos idosos sempre foram uma prioridade para a Fenae. 
 
“A Fenae possui programas em vários segmentos, como sociais, culturais, esportivos e de assistência em informação, que estimulam os empregados Caixa idosos a se sentirem mais jovens e capazes”, explica. A Rede do Conhecimento, por exemplo, é um importante canal com mais de cem cursos que podem ser aproveitados pelos empregados Caixa da maturidade.   
 
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressalta que a promoção de atividades que contemplem os idosos é uma busca constante e sempre em prioridade na Fenae, em conjunto com as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs). Como exemplo de uma das ações exclusiva de valorização aos aposentados e pensionistas da Caixa associados, Takemoto cita o programa Meu Ideal. 
 
“Como base nos pilares de saúde mental, saúde física e saúde alimentar, disponibilizamos o Meu Ideal com atividades à distância durante a pandemia, que vem dando muito certo e com importante adesão. A ideia é, futuramente, oferecer as atividades do programa de forma presencial também nas Apcefs, com toda segurança”, adianta Takemoto. 

O Meu Ideal foi lançado em janeiro de 2021 pelo aplicativo Viva Fenae/Apcef. Na ocasião do lançamento, a ação fez parte das comemorações do Dia dos Aposentados (24/1). O programa funciona por meio de inscrições, que se encerraram no final de fevereiro. Atualmente o Meu Ideal está na segunda etapa de execução, oferecendo conteúdos diversos de qualidade de vida, aulas e dicas sobre atividades físicas, nutrição e bem-estar.   

O presidente da Fenae lembra que todos os projetos e programas da Fenae em execução podem ser acessados em benefício dos idosos. “Todos eles podem participar, usufruir e aproveitar os benefícios, além de que sempre estamos abertos às sugestões dos colegas que estão na fase da maturidade”, diz. 

A diretora Vera Leão enfatiza: “O idoso é um participante ativo, obstinado a ser feliz. Com certeza contribuiu e continua contribuindo muito para o mundo com suas experiências de vida, expectativas e vontade de viver”.  
 
Aos aposentados e pensionistas da Caixa, a diretora completa “a Fenae não larga a mão de seu companheiro e está de mãos dadas com o idoso. Assim como o idoso, a Fenae tem pressa porque o tempo passa muito rápido e queremos sempre proporcionar o melhor para essas pessoas dignas e merecedoras do prêmio”. 

Conheça o programa Meu Ideal e inscreva-se na próxima etapa. 

Acesse a Rede do Conhecimento para conhecer cursos e dicas que prometem agradar a todos. 

 
A data 

Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), por meio da resolução 45/106, designou o 1º de outubro Dia Internacional das Pessoas de Idade, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. 

O tema de 2021 para o Dia Internacional do Idoso é “Equidade digital para todas as idades”, com ênfase nas necessidades das pessoas de idade ao acesso e participação significativa no mundo digital” (tradução livre com base no texto contido no site: https://www.un.org/es/observances/older-persons-day 

No Brasil, o Dia Internacional do Idoso foi adotado por meio da Lei 11.433, de 2006.  

Os direitos e garantias do idoso foram estabelecidos pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). 

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]