Definidos os projetos de desenvolvimento sustentável que serão realizados pelas Apcefs e Moradia e Cidadania

Por Elizeu Junior
Institucional
3 de agosto de 2021

A iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida de famílias carentes, no entorno das Associações do Pessoal da Caixa, é resultado da parceria da Fenae com a ONG

A parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) com a ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da Caixa, com o objetivo de promover ações de desenvolvimento sustentável em comunidades carentes nas proximidades das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), começa a ser colocada em prática neste mês de agosto. Oito projetos de horta comunitária e 4 projetos que têm por objetivo promover o reforço escolar e educação complementar para crianças e jovens serão iniciados no Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Os projetos foram escolhidos por um Comitê Gestor, composto por representantes da Fenae e da Moradia e Cidadania, após análise de propostas elaboradas pelas Coordenações Estaduais da ONG e Apcefs. A seleção contemplou os projetos com capacidade de promover impactos de transformação com o menor recurso e de fortalecer a atuação das Associações do Pessoal da Caixa e das Coordenações Estaduais da Moradia e Cidadania.

O anúncio do resultado da seleção de projetos do primeiro edital, lançado em junho, foi feito na última sexta-feira (30) pelos presidentes da Fenae e da Moradia e Cidadania, Sergio Takemoto, e Laurêncio Körbes, respectivamente.

“O empregado da Caixa é solidário, conhecemos as dificuldades das famílias de baixa renda, então oferecer estruturas para a realização de projetos sociais, que vão gerar oportunidades para as famílias de comunidades do entorno dos clubes das Apcefs, é parte do nosso papel enquanto cidadão”, destacou Sergio Takemoto.

A atuação das duas entidades visando reduzir a desigualdade social também foi ressaltada pelo presidente da Moradia e Cidadania. “Com esta parceria teremos condições de ampliar o número de pessoas assistidas e, assim, intensificar nosso compromisso assumido em Estatuto alinhado aos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, disse Laurêncio Körbes.

A parceria da Fenae e Moradia e Cidadania prevê ações de melhoria de qualidade de vida por meio de projetos que envolvam atividades esportivas, culturais, de educação complementar para crianças e jovens, utilizando o potencial social existentes nas sedes sociais das Apcefs; capacitação para geração de renda que envolvam o conceito de economia solidária, de educação ambiental, dentre outros.

No primeiro edital, foram considerados projetos focados em dois eixos de atuação: educação e segurança alimentar. As ações, adequadas a realidade local, serão desenvolvidas pelas Apcefs e as coordenações estaduais da ONG.

“Faz parte da história da Fenae levar a promoção do bem-estar dos empregados da Caixa e também da população. Essa parceria fortalece esse compromisso da Federação com uma sociedade mais justa e inclusiva”, acrescenta o presidente da Fenae.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]