A importância das relações sociais na aposentadoria

Por APCEF/MG
Institucional
23 de janeiro de 2018

O afastamento do trabalho e a aceitação da aposentadoria geram sentimentos antagônicos nas pessoas: elas se deparam tanto com o medo de ver uma falta de sentido na vida; quanto com o sentimento de liberdade, de poder descansar, de estar livre do relógio, de poder utilizar o tempo como melhor lhe agradar. Mas há uma terceira opção: continuar buscando o sentido da vida e fazendo planos futuros; mas agora associados à liberdade proporcionada pela sua própria organização do seu novo tempo livre.

Estudos apontam que o grande problema da aposentadoria é quando ela vem associada ao rompimento de laços sociais e à inércia – e geralmente estes dois pontos estão conectados. Especialistas afirmam que, ao chegar à aposentadoria, mais importante do que ter recursos financeiros para aproveitar a nova fase da vida é manter e construir novos círculos de amigos através de novos hábitos sociais. Manter a vida social ativa é o que mais deve ser levado em consideração para continuar vivendo bem. O engajamento social repercute no equilíbrio emocional e na capacidade cognitiva das pessoas, além de que pessoas que mantêm um círculo social são mais ativas, o que as ajuda a envelhecer melhor.

Todo mundo sabe que a inércia e a falta de atividades fazem mal à saúde – não à toa, muitas pessoas que se aposentam parecem envelhecer mais rápido, porque acabam definhando no sofá, de frente à TV. Essa atitude faz mal não só para o corpo como para a mente e, como uma coisa leva à outra, a pessoa acaba entrando em um ciclo vicioso. A aposentadoria é uma chance de mesclar toda a experiência adquirida durante anos de trabalho e estabelecer projetos pessoais de vida. É uma nova fase da vida que pode ser tão incrível ou mais do que qualquer outra, se for bem aproveitada. E aqui vão algumas dicas que podem te ajuda com isso:

1 – Vá com calma:

Faça uma despedida gradual, deixe o trabalho aos poucos. Prepare sua mente para aceitar o momento. Antes de sair de vez do escritório, conversas e atividades em comum com colegas são boas estratégias para manter contato após a aposentadoria. Se possível (e se você sentir que é preciso), trabalhe um tempo de forma autônoma na sua área de atuação – você pode começar a fazer isso ainda na empresa. Assim, você tem a possibilidade de fazer seu próprio horário e ir se desligando do trabalho aos poucos.

2 – Busque se conhecer:

Não existe período mais enriquecedor, fértil, livre e cheio de prosperidade do que o de aposentado. Com a bagagem acumulada, aliada à experiência, maturidade e sabedoria, o indivíduo torna-se ainda mais apto a dar sua contribuição à sociedade, além de poder fazer uma análise mais equilibrada sobre seus valores, conceitos e metas de vida. Aprenda a reprogramar sua mente, desfazendo-se de atitudes em que você esteja “viciado”, isto é, de rotinas e hábitos herdados dos anos de trabalho formal. Reveja seus conceitos e se coloque aberto a novas ideias e objetivos. Independentemente da fase da vida em que você está, é sempre importante dar uma parada, fazer uma pausa, para refletir quem é você, de onde vem, para onde está indo e aonde quer chegar.

3 – Se planeje:

Não só financeiramente, mas também emocionalmente. Muita gente acredita que, tendo juntado o suficiente para garantir uma aposentadoria tranquila, basta parar de trabalhar e começar a aproveitar a vida. Não há nada de errado em querer aproveitar o tempo para descansar ou viajar, mas a novidade é que esse estilo de vida se desgasta rapidamente. Planeje descansar por um período – afinal, você merece se dar um tempo depois de anos de trabalho. Mas, antes da aposentadoria chegar, encontre formas de se sentir produtivo, pois você sentirá falta disso.

4 – Tenha seus próprios projetos:

Estar aposentado não é estar desocupado, nem ficar preenchendo seu tempo com atividades dos outros. Pelo contrário, pode-se estar aposentado e mais ocupado do que se esteve durante toda a vida, só que, agora, com os seus próprios projetos e objetivos. Aproveite toda a experiência que você adquiriu durante anos de trabalho e estabeleça seu projeto pessoal de vida. Essa é a oportunidade de repensar sua vida, de fazer um balanço de suas realizações no campo profissional, pessoal e familiar, computando erros e acertos. É o momento de definir ou reavaliar sua missão pessoal, suas novas atividades e ocupações. Não tenha medo de alimentar suas ideais, de buscar em seus sonhos a possibilidade de inventar seu futuro. Todavia, lembre-se de que a realização de um sonho depende de muito suor, dedicação e esforço, então seja realista e evite se frustrar. Talvez seu projeto seja algo que, além de tudo, lhe renda dinheiro associado à liberdade: nunca é tarde para empreender!

5 – Bom dia, comunidade:

Essa é uma ótima oportunidade de se aproximar dos vizinhos e fazer novos contatos. Além disso, uma rede de apoio e troca de favores com os vizinhos facilita o dia a dia e dá segurança quando bate uma necessidade mais urgente. Às vezes moramos há anos do lado de pessoas que não sabemos nem os nomes. Se é o seu caso, este é o momento ideal para reverter isso!

6 – Nunca é tarde para aprender:

Fazer cursos, entrar em grupos de caminhada, aderir a clubes de leitura ou de cinema – tudo isso ajuda a criar novos laços ou alimentar velhas amizades. Muitas organizações proporcionam uma gama de cursos, palestras, workshops e atividades para aposentados. A APCEF/MG, por exemplo, possui o Grupo Criatividade, que proporciona várias atividades ao associado aposentado. Este é momento de fazer aquele curso de culinária ou fotografia que sempre quis – mas que a correria do dia-a-dia nunca lhe permitiu; de aprender um pouco mais sobre política, ou direito. Você pode ser um cidadão mais atuante politicamente do que jamais foi. Trabalhos voluntários também podem fazer muito bem. Encontre uma causa na qual acredita e ajude: você vai se sentir mais gratificado do que jamais sentiu.

Planejar a aposentadoria, estar preparado para possíveis turbulências e ajustes no curso dessa etapa da vida, sem dúvida, é positivo e relevante para passar pelo período da melhor maneira possível. Então comece a se preparar de uma vez! Você pode encarar a aposentadoria como um fim ou como um recomeço; com pesar ou com esperança e vontade de fazer dessa nova fase uma fase tão boa quanto qualquer outra! Só depende de você!


Indicações:
Outros sites que podem ajudar você, que está neste período (ou que conhece quem está)

Clube dos desaposentados
Aproveitando a terceira idade

 

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]