38º Conecef começa nesta quarta-feira (8)

Por Carolina Marçal
Institucional
7 de junho de 2022

Após dois anos, o Conecef volta ao presencial. O evento será em formato híbrido e as reivindicações dos empregados definirão a pauta específica na Campanha Nacional

Caixa Pública Sim, Social Sempre! Esse é o tema do 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). A abertura acontece na próxima quarta-feira (8), às 18h. Após dois anos de debates e plenárias no formato virtual, o Conecef volta ao presencial e será realizado de forma híbrida. Em pauta, estarão a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa e a manutenção dos direitos dos bancários. O resultado do Conecef será pauta de reivindicações específicas dos empregados da Caixa na Campanha Nacional.

Serão cerca de 200 delegados acompanhando presencialmente o Congresso e outros 200 de forma on-line. Os debates estarão divididos em quatro eixos: 1. Defesa dos bancos e empresas públicas; Defesa da Caixa 100% Pública; 2. Saúde e condições de trabalho, incluindo o plano de saúde dos empregados (Saúde Caixa); e Fundo de Previdência dos empregados (Funcef); 3. Manutenção dos direitos atuais e conquistas de novos; Mais contratações; 4. Organização sindical e defesa da democracia.

A coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt explicou que os eixos de debate vão além das questões do dia a dia do empregado, compreendendo também as pautas que atingem toda a sociedade com o enfraquecimento da Caixa como banco público. “O Conecef inicia com os debates nos sindicatos, com os encontros e congressos regionais. É a partir das reivindicações locais trazidas pelas entidades que faremos o debate com os delegados e definiremos as resoluções do 38º Conecef. Não abrimos mão da defesa da Caixa 100% pública e social, além das conquistas dos empregados”, reforçou.

O diretor de Administração e Finanças da Fenae, que coordenará a CEE/Caixa, Clotário Cardoso, também destacou a importância de todos acompanharem o Conecef. “Neste ano teremos uma campanha muito complexa. E temos a intenção de manter direitos e conquistar. Temos sofrido sucessivos ataques por parte deste governo. Nossa luta está focada na defesa da Caixa pública e social e dos direitos dos empregados”, ressaltou.

Fenae no Conecef

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) estará no 38º Conecef. O presidente da Federação, Sergio Takemoto, participará da abertura do Congresso e acompanhará de perto os debates.

“Os empregados e empregadas da Caixa precisam estar unidos neste momento em que os direitos da nossa categoria estão sendo retirados e o papel social da Caixa sendo fragilizado. A mobilização dos empregados é fundamental para a construção de estratégias de luta na defesa dos direitos e da Caixa pública”, afirmou Takemoto.

Acompanhe os debates do 38º Conecef pelo site da Fenae e pelas redes sociais da Federação (@fenaefederacao). 

O encontro dos trabalhadores do maior banco público da América Latina começa nesta quarta-feira (8), às 18h, com abertura conjunta com o 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, o 28º Congresso Nacional dos Funcionário do Banco do Nordeste do Brasil, 14º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e o 2º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]