A atleta Maria Clara Figueiredo de Souza conseguiu um resultado expressivo para o esporte mineiro. A ginasta se classificou para o Pan-Americano Juvenil de Ginástica, que será disputado a partir do dia 30 de abril até 06 de maio, em Medellín, na Colômbia.
Renata Teixeira, coordenadora do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), ressaltou a importância da intensa preparação nessa categoria para a evolução da modalidade. “O Pan-Americano é um campeonato muito forte. Ele vale vaga para os Jogos Olímpicos da Juventude. Cada vez mais é importante que o Brasil se apresente bem desde o juvenil, já que o sistema de classificação olímpico para Tóquio mudou, quando as vagas virão também do campeonato continental em 2020. Assim, estar bem no continente, desde as categorias de base, é uma meta para o Brasil destacar-se quando as ginastas chegarem ao adulto”, afirmou.
Vale lembrar que os Jogos Olímpicos da Juventude serão disputados em Buenos Aires, na Argentina, ainda este ano.
A ginasta Maria Clara Também foi classificada para o GYMNASIADE 2018. A atleta obteve 50,050 pontos na soma dos quatro aparelhos (bola, arco, maças e fita), conquistando a medalha de bronze no individual geral e qualificando-se para uma das 4 vagas do Brasil no GYMNASIADE 2018. Além do bronze no individual geral a atleta obteve outras duas medalhas de bronze nos aparelhos bola e maças.
Apesar de qualificada, a ginasta não poderá integrar a seleção brasileira da CBDE – Confederação Brasileira de Desporto Escolar uma vez que estará integrada à seleção Brasileira Transitória da CBG – Confederação Brasileira de Ginástica para disputar o Campeonato Pan-americano 2018 na cidade de Medellín na Colômbia na mesma data do Gymnasiade.
Maria Clara é sócia da APCEF/MG e apoiada pela Associação. É atleta do Espaço Cultural Ginástica Rítmica Mineira (GRM) e treinada por Maria Inês Salles. No seu histórico de títulos, consta o campeonato brasileiro juvenil em 2016 e sul-americano em 2017.
Próxima Competição: AGN CUP 2018, Guimarães, Portugal, 14 e 15 de abril de 2018.
Fonte: Observatório do Esporte e Maria Clara Souza – Atleta (adaptada)