Jogos Fenae 2022: confira como foi o desempenho de Minas Gerais

Por Elizeu Junior
Esporte
16 de novembro de 2022

Os jogos foram disputados entre os dias 12 e 15 de novembro

Terminou nesta terça-feira (15) a 14ª edição dos Jogos Fenae. A competição que é a maior entre bancários do país e que foi sediada em Curitiba, na APCEF/PR reuniu mais de 1.500 atletas em 25 diferentes modalidades. A competição acontece a cada dois anos, porém devido a pandemia da COVID-19 não aconteceu em 2020, sendo a última realizada em 2018 na cidade de São Paulo.

As premiações aconteceram por modalidade, com troféu e medalha para o campeão e medalha para o segundo e terceiro colocado. Ao final da competição é definido o estado campeão geral da edição, mediante a soma de pontos por cada modalidade disputada. Na edição de Curitiba/PR a grande campeã foi à APCEF/DF, seguida por APCEF/SP, APCEF/PR. Entre as 27 APCEFs, Minas ficou com a 5ª colocação geral, um resultado expressivo e que evidência o bom trabalho realizado pelo departamento de esportes.

Confira abaixo a classificação geral:

À APCEF/MG viajou para a capital paranaense com quase 90 atletas de diferentes modalidades, ambos foram selecionados para representar o estado por meio de seletivas realizadas entre os associados. Confira abaixo o desempenho de cada modalidade:

Vôlei de Praia Feminino: A dupla formada por Geovanna Oliveira/Renata Afonso se sagrou campeã na modalidade. Com 100% de aproveitamento a dupla venceu na final por 2×0 as meninas do Ceará e trouxeram o troféu para Minas Gerais.

Vôlei de Quadra Feminino: Nossa equipe composta por 10 atletas garantiu medalha com a conquista do terceiro lugar. Na primeira fase as meninas venceram todos os jogos, porém na semifinal perderam para o Distrito Federal, entretanto venceram a disputa contra o Maranhão e trouxeram o bronze para Minas Gerais.

Natação: Na modalidade garantimos ao todo 13 medalhas (1 ouro, 5 pratas e 7 bronzes).

  • Ouro no revezamento 4 x 50m Medley Feminino Master
  • Prata no revezamento 4 x 50m Livre Masculino Absoluto
  • Prata no revezamento 4 x 50m Livre Feminino Master
  • Prata no revezamento 4 x 50m Medley Masculino Absoluto
  • Patricia Croso – Prata nos 50m Livre Master
  • Edgar Boaventura – Prata nos 50m Borboleta Absoluto
  • Bronze no revezamento 4 x 50m Livre Masculino Master
  • Maura Santos – Bronze nos 50m Borboleta Master
  • Maura Santos – Bronze nos 50m Peito Master
  • Patricia Croso – Bronze nos 50m Costas Absoluto
  • Patricia Croso – Bronze nos 50m Costas Master
  • Bronze no revezamento 4 x 50m Livre Feminino Absoluto
  • Bronze no revezamento 4 x 50m Medley Feminino Absoluto

Atletismo: Na prova dos 200 metros rasos Masculino, nosso atleta Mario Lucio garantiu a terceira colocação com marca de 25,4. Já na prova dos 400 metros rasos Masculino, nosso destaque ficou por conta do Pablo Santana, que atingiu a marca de 1,02 e garantiu a quarta colocação.

Sinuca: O atleta Eduardo Lazáro foi o responsável por nos representar na disputa. A estreia foi com vitória sobre o Amapá e em seguida vitória também sobre Roraima. Nas oitavas de final a disputa foi com Santa Catarina e mais uma vitória para o mineiro, porém nas quartas de final o atleta de Goiás se saiu melhor. Em meio aos 24 competidores, Eduardo ficou em 7º lugar geral.

Canastra: Na fase de grupos a dupla Andreza Tolentino/Andrea Passos estreou com vitória sobre Roraima e em seguida se classificou para a próxima fase com uma vitória em cima de Pernambuco. Na fase seguinte as mineiras perderam para a dupla do Ceará, sendo eliminadas nas oitavas de final.

Vôlei de Quadra Masculino: Nossa equipe foi composta por 9 atletas e não conseguiu avançar para a fase final. Os atletas estrearam com derrota para Santa Catarina e se recuperaram contra o Amazonas, porém mesmo com o resultado não conseguiram se classificar.

Futebol Master: Nossa equipe foi composta por 14 atletas e estreou com empate contra a equipe do Rio Grande do Sul e na segunda rodada perdeu por 4×3 para a equipe do Pernanbuco. Com o resultado ficamos em terceiro lugar do grupo e não avançamos para a fase mata a mata.

Futebol Super Master 55+: Nossos 14 atletas que foram campeões no mês passado em Morro São Paulo não conseguiram repetir a dose. A equipe saiu derrotada nas duas partidas da fase de grupos e não conseguiu avançar até a próxima fase.

Tênis de Mesa Feminino: Nossa representante Meybe Delacqua fez a sua estreia na modalidade, a atleta não conseguiu avançar até a próxima fase e enecerrou sua participação na fase de grupos.

Tênis de Mesa Masculino: O atleta Erick Sato foi nosso representante na modalidade. Com grande esperiência no esporte, Erick venceu as seletivas estaduais e garantiu sua vaga em Curitiba. Na disputa terminou eliminado nas quartas de final pelo atleta do Mato Grosso.

Tênis de Mesa Misto: A dupla Erick Sato/Meybe Delacqua começou vencendo as duas primeiras partidas, mas foram derrotados logo em seguida por Distrito Federal e São Paulo, respectivos campeão e vice-campeão.

Tênis de Dupla Feminino: A dupla composta pelas atletas Talita Fernanda/Adriana Freitas venceram uma partida e perderam duas, com o resultado elas não conseguiram avançar até a fase final.

Tênis de Dupla Masculino: A dupla foi composta pelos atletas Airton Lima/Anderson Camargos. Na estreia a dupla conseguiu sair com a vitória sobre o Sergipe, porém perdeu na disputa com São Paulo e não conseguiu avançar até a segunda fase.

Futebol Livre: Nossa equipe estrou em partida disputada contra a equipe do Rio de Janeiro, vitória dos cariocas. Em seguida o duelo foi contra a equipe de Goiás, infelizmente os goianos levaram a melhor. Com os resultados, não conseguimos avançar a segunda fase.

Xadrez: Devido a problemas particulares o atleta definido por meio de nosssas seletivas não pôde viajar para Curitiba e participar das disputas. As pressas substituímos o atleta pelo também associado Claudio Rabelo, que foi pego de surpresa. Infelizmente também não conseguimos avançar as fases finais na modalidade.

Dama: Fomos representados por nosso associado Wagner Silva, o atleta com longa experiência nos jogos de tabuleiro e com passagens por outros Jogos Fenae infelizmente não conseguiu avançar até as fases finais.

À APCEF/MG parabeniza aos atletas, comissão técnica e a toda equipe de apoio pelo belissímo desempenho nos Jogos Fenae 2022. Sabemos do esforço e dedicação de vocês durante os treinos e o quão alto é o nível da competição que reúne atletas de todo o Brasil. Obrigada! Que venha os Jogos Fenae 2024!

Confira todas as fotos dos quatro dias de competição aqui

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]