Fenae 50 anos: Corrida Fenae do Pessoal da Caixa motiva a prática de atividade esportiva e integra associados das Apcefs

Por Carolina Marçal
Esporte
26 de maio de 2021

Na edição realizada antes da pandemia, em 2019, cerca de 10 mil pessoas participaram em todo o país. Neste ano, a corrida será virtual

Criada em 2009, para comemorar o aniversário da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), que acontece em 29 de maio, a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa caiu no gosto dos empregados do banco público e se tornou um dos eventos esportivos mais prestigiados pelos associados das 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) do país. Para se ter uma ideia, a última edição, em 2019, contou com a participação de cerca de 10 mil corredores.


Por conta da pandemia da Covid-19, a prova de 5 e 10 Km não foi realizada em 2020. Neste ano, ainda devido a necessidade de isolamento social, será realizada em 30 de maio a 1ª versão virtual da Corrida e Passeio Ciclístico. As inscrições vão até o próximo dia 28. Clique aqui e confira os detalhes.

Organizada pelas Apcefs, com apoio da Federação, a Corrida Fenae do Pessoal da Caixa não tem data estabelecida, mas na maioria dos estados ocorre sempre no mês de maio para marcar as comemorações do aniversário da Fenae.

“O incentivo ao esporte tem sido uma das marcas da Fenae nesses 50 anos, pois acreditamos que a prática de atividades esportivas leva à integração e ao bem-estar de todos”, diz o diretor de Esportes da Fenae, Carlos Alberto Oliveira Lima (Caco). 

Quer rever momentos marcantes da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa? Confira a retrospectiva que preparamos!

Motivação 

A Corrida Fenae do Pessoal da Caixa tem servido de motivação para empregados da Caixa praticar atividade esportiva e, em alguns casos, para alçar outros voos com participação em meias-maratonas e maratonas no Brasil e fora do país.

Um bom exemplo é o Edson Luiz Valentini, empregado Caixa há 38 anos. Associado da Apcef/BA, ele começou “a correr com mais compromisso” a partir de 1994 com colegas do banco e quatro anos depois passou a integrar a equipe de atletismo da associação baiana, para participar dos Jogos da Fenae e dos Jogos Regionais. Posteriormente, passou a competir também na Corrida Fenae do Pessoal da Caixa.

Aos 58 anos, ele tem extenso currículo em corridas no Brasil e em outros países. Valentini já participou da Volta do Lago, em Brasília; Volta a Ilha, em Florianópolis, integrando equipes representando a Fenae; São Silvestre e diversas meias-maratonas pelo país.  No exterior, correu em provas tradicionais no asfalto e outras com grau maior de dificuldade como a Maratona no Deserto do Atacama (Chile) e a Maratona na Neve, em Ushuaia (Argentina); dentre outras. Também coleciona medalhas e troféus. 

“Digo com toda convicção que tudo isso devo ao apoio que a Apcef e a Fenae dão ao esporte. Mesmo as corridas sem o apoio dessas nossas entidades eu corri graças ao “lastro” adquirido dentro da nossa equipe, participando dos nossos treinos, e dos eventos patrocinados pelas duas entidades”, enfatiza Edson Valentini.

Quem também já participou da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa é a mineira Deise Cristina Martins Batista. “Eu via nos jornais da Apcef, no início somente as fotos da corrida e pódio e morria de vontade de participar.  Mas, eu achava impossível porque morava muito distante de BH e não havia nenhum colega que praticava corrida para gente ir junto”, conta ela.

Deise superou uma distância de 630 Km entre a cidade onde mora e a capital mineira para realizar seu desejo, com participações em três edições da competição. Antes da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, sua atividade física preferida era pedalar.  Agora, a associada da Apcef/MG já disputa outras corridas na região que reside e em Belo Horizonte.  “Meu sonho agora é poder participar dos Jogos da Fenae (suspenso por conta da pandemia) e voltar a correr”, diz Deise. 

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]