Espaço Viva registra movimento intenso no primeiro dia dos Jogos Fenae 2022

Por Carolina Marçal
Esporte
17 de junho de 2022

Local foi ambientado com base em tecnologia, inovação e interatividade. As seis estações despertaram a atenção dos participantes do evento

Em meio a uma disputa ou outra nas quadras e campos da Apcef/DF, durante os Jogos da Fenae 2022, em Brasília, depois de quatro anos de pausa por conta da Covid-19, os atletas em diversas modalidades esportivas têm a chance de interagir em seis estações e conhecer mais de perto todos os projetos desenvolvidos pela Fenae em parceria com as 27 Apcefs. O primeiro dia nesta quinta-feira (16) foi de muito movimento no Espaço Viva Fenae/Apcef, cuja ambientação em tecnologia, inovação e interatividade despertou a atenção dos participantes do evento.  

As seis estações do Espaço Viva foram montadas em dois locais (Bosque e Orla), o que facilitou a circulação do público pelos diversos ambientes distribuídos nas dependências da associação brasiliense. Nas três estações no Bosque, por exemplo, muitos atletas prepararam a câmera do seu celular e tiraram fotos para registrar um momento com o Movimento Solidário (“Fenae Transforma”), Arena e Bolão (“Bem-Estar”) e Fenae e Apcef, no âmbito das entidades representativas.

No fundo do Espaço Viva Fenae montado na Orla, as pessoas surpreenderam-se positivamente com uma fileira de mastros de madeira com bandeiras de todos os estados brasileiros. O lugar virou ponto de curiosidade e até de parada obrigatória para selfies, com delegações tirando fotos individuais ou em grupo. Nas três estações desse ambiente, os temas predominantes são Nosso Valor e Convênios (“Benefícios”), Talentos e Eu Faço Cultura (“Cultura”) e Rede do Conhecimento (“Educação”).

Os diversos QR Codes espalhados pelo espaço permitiram acesso do público aos vídeos, sites ou portais, plataformas dos projetos ou de campanhas, doações de pontos Fenae e outras possibilidades. No primeiro dia da competição, a lojinha de produtos foi um dos locais mais disputados. Filas foram formadas em alguns momentos, com muitos participantes interessados em adquirir ecobags, mochilas, camisetas regatas, bolsas, chapéus e térmicas feitas de lonas dos eventos anteriores, produzidas por uma cooperativa de artesãs de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, que desde 2015 atua em parceria com a Fenae. Essa cooperativa é formada por mulheres que já sofreram violência doméstica, enquanto os produtos comercializados são todos sustentáveis.

Outro ponto forte do Espaço Viva Fenae/Apcef foram os pufes disponibilizados para descanso e banquetas com mesas para um bate-papo e integração entre atletas. Muitos participantes consideraram tudo isso um presentão muito bem-vindo, principalmente depois de exaustivas competições.  O Espaço Viva é visto como local ideal para fazer novas amizades e conhecer os associados de outros estados.

“No Viva Fenae/Apcef, vamos detalhar tudo que temos feito em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados, tendo como referência o bem-estar da categoria. Rede do Conhecimento, Talentos, Meu Ideal, Nosso Valor, Arena, Bolão e Movimento Solidário são apenas alguns dos nossos projetos abordados de forma lúdica e interativa nesse espaço. Queremos que todos os participantes tenham o app”, afirma o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

O presidente da Fenae diz que o Espaço Viva foi pensado com o maior carinho para os atletas de todo o Brasil. “Essa integração é valorosa para as entidades do movimento associativo e estamos muito felizes pelo retorno presencial dos Jogos da Fenae”, conclui.

Interação entre atletas de diferentes delegações

Para Vinícius Almeida, atleta do futebol master da Apcef/RJ, o espaço proporciona aos participantes uma experiência única, sobretudo por oferecer a oportunidade de conhecer, contribuir e compartilhar as atividades que a Fenae e as Apcefs fazem pelos empregados da Caixa. É a segunda vez que ele participa dos jogos e declara que não conhecia o Movimento Solidário, por exemplo. Diz estar otimista, por sentir-se preparado, para ir até a final da competição, agendada para o período de 12 a 15 de novembro, em local ainda a ser definido.

A atleta Lívia Dias, da delegação da Apcef/PB – modalidade futsal feminino, alimenta expectativa melhor possível com o sucesso dos jogos, que serve de espaço para convivência entre grupos diferentes. “A sensação de liberdade é um dos pontos mais positivos”, argumenta. A atleta participa pela quarta vez consecutiva de uma edição dos Jogos da Fenae.   

Associado da Apcef/PR, André Felipe Alves é o maior doador do Movimento Solidário entre os empregados da Caixa. Já são quatro edições nas quais marca presença nos Jogos da Fenae, sempre com disputa no vôlei masculino. Ele é fã do Espaço Viva e explica que, além do Movimento Solidário, os outros programas de interesse são Rede do Conhecimento, Inspira, Convênios e aplicativo Viva Fenae.

Na área de esporte, segundo ele, as ações da Fenae proporcionam a valorização dos atletas e a defesa dos direitos dos empregados, articuladas com a mobilização pela Caixa 100% pública. “Se não tivesse um banco como a Caixa, que fez muito pela população durante o pagamento do auxílio emergencial, o país ficaria impossibilitado de prestar um serviço tão fundamental ao desenvolvimento econômico e social”, declara.

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]