Atletas da equipe de Taekwondo APCEF/CTE-UFMG atendem aos critérios para receberem o Bolsa Atleta

Por APCEF/MG
Arquivo, Esporte, Transformando o Futuro
9 de fevereiro de 2021

Sete atletas da equipe de Taekwondo APCEF/CTE-UFMG estão prestes a dar um importante passo em suas carreiras: os mesmos atendem aos critérios para serem contemplados por bolsas nacionais e internacionais no edital do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal de 2021. A iniciativa concede aos jovens um valor mensal para ajudá-los a arcar com as despesas, incentivando a se dedicarem ao esporte.

O projeto, que no último ano beneficiou mais de 6 mil atletas de modalidades olímpicas e paralímpicas no Brasil, é dividido em seis classes de acordo com a categoria dos atletas. Para ser contemplado, é necessário figurar entre os três primeiros colocados de competições nacionais e internacionais de alto nível ou integrar as três primeiras posições do ranking nacional da modalidade.

Na categoria Bolsa Internacional, quatro atletas da nossa equipe atendem aos critérios em função dos seguintes resultados obtidos:

➡️ Bruna Rocha: bronze conquistado no Chile Open
➡️ Bruno Lima: bronze na mesma competição
➡️ Juliano Lima: prata também no Chile Open
➡️ Vytor Assis: prata conquistada no Mundial Estudantil

Já na categoria Bolsa Nacional, são três atletas:

➡️ Izabela Turci: 1º lugar no no ranking nacional.
➡️ Cássia Silva:  terceira colocada no ranking nacional 
➡️ Kamilla Cassiana: terceira colocada no ranking nacional

O coordenador técnico da equipe de Taekwondo, Cristiano Arruda, enalteceu a importância dos benefícios. “Esse é um excelente e inédito resultado para nós, pois os critérios para recebimento de bolsa, especialmente a  internacional, são bem exigentes. Acreditamos que esse é o caminho para levarmos nossos atletas à elevadas posições no cenário mundial, e por isso esses recursos serão utilizados principalmente para ampliarmos a quantidade e nível competitivo das competições internacionais que participamos”, ressalta.

Cristiano também destacou que a equipe vem amadurecendo ao longo dos anos. “Não são resultados esporádicos, cada ano de um atleta diferente. É um grupo de atletas que já está conosco há anos e que regularmente vem ampliando e consolidando suas conquistas. Isso é resultado de investimento e trabalho”, enfatiza.

O coordenador também agradeceu o apoio que a APCEF/MG vem dando ao projeto ao longo dos anos. “A Associação tem um papel fundamental, pois os investimentos nesses atletas possibilitam que os mesmos tenham mais condições de continuarem treinando e competindo em alto nível. Essas conquistas refletem o trabalho que está sendo realizado com nossos atletas e, certamente, grande parte do resultado só é possível devido ao apoio da APCEF/MG”, completou.

Transformando o Futuro

A equipe de Taekwondo APCEF/CTE-UFMG faz parte do projeto de alto rendimento esportivo chamado “Transformando o Futuro”, que surgiu em 2015 através de uma parceria da APCEF/MG com a UFMG. Nesses últimos anos, a iniciativa vem transformando a vida de muitos jovens através do esporte.

Crianças e adolescentes, que muitas das vezes se encontram em vulnerabilidade social, descobrem no esporte seu talento e ali têm a oportunidade de se desenvolverem e profissionalizarem. Os jovens têm toda a estrutura e equipe multidisciplinar do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG à disposição.

Confira alguns dos resultados conquistados pela equipe de Taekwondo APCEF/CTE-UFMG nos últimos dois anos:

➡️ Grand Slam 2019 (principal competição nacional, que tem como função selecionar os atletas que irão compor a seleção brasileira daquele ano) – 3  bronzes.

➡️ Open Sudeste 2019 – 7 ouros, 3 pratas e 3 bronze.

➡️ Campeonato Brasileiro Estudantil (Combat Games Nacional) 2019 – 1 ouro

➡️ Campeonato Mundial Estudantil (Combat Games Mundial)2019 – 1 ouro

➡️ Chile Open 2019 – 1 prata e 2 bronzes.

➡️ Copa do Brasil 2019 – 1 ouro e 3 bronzes

➡️ Campeonato Brasileiro 2019- 1 prata

➡️ Grand Slam 2020 – 1 ouro (classificado para a Seleção Brasileira 2020) e 3 bronzes

➡️ Ranking nacional 2019/2020 – 9 atletas entre os 10 primeiros do ranking em suas categorias, sendo 1 primeiro lugar, 1 segundo lugar e 2 terceiros lugares.

Ainda sobre o resultado de 2020, destaque para o atleta Vytor Assis que, ao vencer o Grand Slam, garantiu sua vaga na Seleção Brasileira que disputaria o Campeonato Mundial, na Bulgária.

Confira abaixo uma galeria de fotos da equipe:

Departamento de Comunicação APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]