Terceiro episódio do Podcast da Fenae está no ar falando sobre Funcef

Por Douglas Alexandre
Benefícios
5 de abril de 2022

O entrevistado do programa é o diretor Sociocultural da Fenae e Conselheiro Deliberativo da Fundação, Nilson Moura. O dirigente fala sobre os ataques ao fundo de pensão dos empregados da Caixa

Os desafios da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) é o tema do terceiro episódio da série de três programas produzidos com temas importantes para os empregados da Caixa. Nesta edição, o diretor Sociocultural da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Conselheiro Deliberativo da Fundação, Nilson Moura, fala sobre os ataques que o fundo de pensão dos empregados da Caixa está passando, seja de parlamentares ou do próprio governo.

Nilson reforça a importância dos conselheiros eleitos para representar os participantes da Funcef. O diretor destaca ainda que os participantes precisam estar atentos ao momento vivido pela Funcef, como a eleição para diretores de Benefícios e de Administração e Controladoria, dois conselheiros deliberativos, um fiscal e seus respectivos suplentes.

Confira um trecho da conversa: 

Apresentadora: Você faz parte da chapa a Funcef é dos participantes que foi eleita para representar os participantes. Eu queria que você explicasse um pouco porque a participação dos conselheiros eleitos pelos empregados é fundamental na Funcef?  

Nilson Moura: Olha, nós fomos eleitos em julho passado. A nossa chapa chamava-se a Funcef é dos participantes porque nós entendemos o seguinte: os verdadeiros donos dos recursos da Funcef, da fundação, são os participantes. E a participação na verdade das pessoas, dos participantes, é muito importante. Ou seja, é aquela história que o gado engorda com o olho do dono. O dono desse recurso são os participantes. Eles que têm que estar de olho no seu recurso.  Teremos eleições novamente. Eleição de diretoria e Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. Então, é muito importante que os participantes se envolvam nesse debate, se envolvam nessa eleição. Participem escolham seus candidatos da melhor forma, aqueles que eles entendam que vão representá-los. Então prestar bem atenção nas propostas. Lembrar que a chapa a Funcef dos Participantes, ela foi uma união inicialmente da Fenae e da Fenag. E as duas grandes entidades representativas dos empregados da ativa, com apoio depois de outras associações, de outras forças políticas e sindicatos do Brasil inteiro. Para esse ano, nós temos que estar juntos. A unidade que vai ser importante para defesa dos interesses dos participantes da Funcef.

Gostou? Acesse e ouça o programa completo.

Ouça também os primeiros episódios:
Episódio 1: A importância da Caixa Social 
Episodio 2: O papel da CEE/Caixa na defesa dos direitos dos empregados

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]