Pílulas da Rede do Conhecimento registram dicas de bem-estar para o pessoal da Caixa

Por Carolina Marçal
Benefícios
28 de maio de 2021

Temas sobre sono, ansiedade, depressão e sexualidade estão distribuídos em 18 vídeos curtos. Especialistas dão sugestões que podem ajudar o empregado do banco público no cotidiano e no dia a dia do trabalho em uma agência bancária. Vale a pena conferir

Saúde, qualidade de vida e estado de satisfação física, mental e social são propostas da série de pílulas sobre bem-estar que estarão disponíveis na Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), a partir desta quinta-feira (27). Os temas em destaque são sono, ansiedade, depressão e sexualidade, com dicas de especialistas para auxiliar todos os empregados da banco público, associados ou não às Apcefs, no dia a dia do trabalho ou na vida corriqueira.   
 
O conteúdo das pílulas do sono está distribuído em seis episódios de vídeos curtos, que podem ser acessados na Rede do Conhecimento. Caberá à instrutora Laura Castro, professora certificada em Psicologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono e Sociedade Brasileira de Psicologia, fazer a abordagem do tema na perspectiva do valor do sono, tempo versus qualidade, tempo ideal de um cochilo, técnicas para iniciar o sono e dormir melhor, sonhos e sono e as fases da vida.  
 
A segunda pílula, com foco em ansiedade e depressão, está contida em dois episódios rápidos e diretos. As dicas são dadas por Gustavo Bezerra, médico psiquiatra da Universidade de São Paulo (USP). Nesses vídeos, o professor paulista faz um paralelo entre os dois transtornos psíquicos mais comuns da sociedade contemporânea, com informações de que ansiedade e depressão são doenças únicas, mas que podem andar em conjunto. É dito, por exemplo, que pessoas com transtorno de ansiedade podem apresentar sintomas depressivos ou vice-versa.   
 
Sexualidade é o tema da terceira e última pílula de bem-estar e é conduzida pela psicóloga, psicodramatista e terapeuta sexual Bárbara Dalcanale Menêses, que profere palestras sobre diversidade sexual, sexualidade, bullying, discriminação e muitos outros temas. Seu trabalho, reconhecido em todo o país, é dedicado à comunidade LGBT e a questões da sexualidade humana.  
 
Os vídeos sobre sexualidade estão divididos em 10 episódios e oferecem dicas de o porquê sentimos prazer, saúde mental, masculino versus feminino, sexualidade infantil e na adolescência, sexualidade e envelhecimento, mitos e verdades da masturbação, entendendo a diversidade e masculinidade tóxica ou se o tabagismo, o alcoolismo e as drogas afetam a saúde sexual.    
 
Para quem não sabe, a Rede do Conhecimento é uma grande incentivadora da formação e do crescimento dos empregados da Caixa. A plataforma foi lançada pela Fenae e as Apcefs em 25 de outubro de 2016 e, desde então, disponibiliza mais de 100 cursos em diversas áreas e com temática abrangente. Foi desenvolvida para os associados de todas as Apcefs. 
 
Para assistir aos vídeos sobre bem-estar, basta acessar a Rede do Conhecimento. Todos os empregados da Caixa podem se matricular e iniciar os cursos, mas a conclusão fica restrita aos que são associados a uma das 27 Apcefs do país.   
 
Para se associar, entretanto, é preciso acessar o site da Fenae e utilizar a ferramenta de Associação On-line ou diretamente na Apcef da sua região. 

Informações retiradas na íntegra do site da FENAE

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]