Novo curso na Rede do Conhecimento é voltado para área de artes visuais

Por Douglas Alexandre
Benefícios
11 de janeiro de 2024

Capacitação, com o tema Sound Design, mostra o poder que o som tem para envolver e ajudar a contar histórias

A Rede do Conhecimento da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) conta com uma grande variedade de cursos, pílulas de conhecimento, infográficos e redecasts em diferentes áreas. Novos conteúdos são inseridos constantemente para que os empregados da Caixa Econômica Federal e seus dependentes cadastrados possam se desenvolver pessoal e profissionalmente. 

Uma das novidades é o curso Sound Design. O interessado pode acessar e praticar na plataforma no link Cursos, no menu Música. O sound designer, ou design de som, é uma técnica artística que cria trilhas sonoras para obras de audiovisual. Elas podem ser utilizadas para diversos objetivos e meios, como televisão, cinema, jogos, entre outras áreas das artes visuais. 

Este é um curso que mostra ao participante o poder que o som tem para envolver e ajudar a contar histórias. O objetivo é mostrar elementos e ferramentas usados para a construção de uma narrativa sonora.

O sound design é uma parte intrínseca das experiências humanas audiovisuais desde a infância. Desde cedo, aprende-se a associar certos sons a ações específicas ou a emoções. Por exemplo, o som de um trovão pode fazer com que o telespectador sinta medo ou tensão, enquanto o som de risadas pode indicar algo engraçado. Essas associações sonoras são construídas ao longo do tempo e influenciam a percepção e resposta emocional às narrativas audiovisuais.

Nas aulas, serão abordados os principais elementos sonoros como Ambiências, Foley, Sound Effects, bem como criá-los e manipulá-los para que a experiência sonora seja a melhor possível.

Para usufruir desse e de outros conteúdos disponíveis, basta acessar a plataforma (www.fenae.org.br/rededoconhecimento), usar o login Fenae (antigo login Mundo Caixa) e aproveitar. Os conteúdos estão disponíveis com certificado para associados às Apcefs e seus dependentes. 

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]