Fenae 50 anos: Inspira já reuniu cerca de 2 mil participantes em quatro anos de realizações

Por APCEF/MG
Benefícios
12 de abril de 2021

Empregados Caixa associados às Apcefs ressaltam como os eventos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal os desafiaram a pensar “fora da Caixa” e a se transformarem

Nesses 50 anos de existência da Fenae, a educação e o conhecimento sempre estiveram presentes nas ações voltadas para os empregados da Caixa, assim como a valorização do crescimento pessoal. Nesse sentido, em 2017, nasceu o Inspira Fenae como um grande encontro anual para tratar de questões contemporâneas sobre a profissionalização, o bem-estar, o saber e outras dinâmicas do mundo contemporâneo e sua relação com o trabalho.

Desde então, foram realizadas quatro edições do evento, reunindo renomados palestrantes, convidados e empregados da Caixa, de todas as idades, e com vínculo associativo com as 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) dos estados e do Distrito Federal. Sorteios entre todos os participantes da Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, definiram os critérios de ingresso para esses eventos.

Mais de 2 mil pessoas de todo Brasil já participaram de alguma edição do Inspira. A última, foi realizada presencialmente em fevereiro de 2020, em São Paulo, antes de eclodir a pandemia de Covid-19. Em 2017, a primeira edição tratou do tema “Tecnologia, inovação e empreendedorismo”. A segunda, em 2018 foi sobre “Desafios sociais”. A edição de 2019 abordou o tema “Transformações” e, a edição de 2020, foi chamada de “Inspira Futuro”.

Sobre a possibilidade do Inspira 2021, a diretoria da Fenae está estudando opções alternativas para a realização do evento, considerando o cenário e os desafios da pandemia. Atualmente, seria inviável a realização de um evento presencial como o de costume, já que costuma reunir em torno de 500 empregados da Caixa de todo o país, em um só lugar.

O evento já trouxe palestrantes renomados, em suas respectivas áreas de atuação, como Mário Sérgio Cortella, Miguel Nicolelis, Alex Atala, Marta Gabriel, Renato Meireles, Tiago Mattos, Dr. Dráuzio Varela, Fernando Costa, Rivadavia Drumond, Guga Stocco, Rossandro Klinjey, Lázaro Ramos, Flávio Kanto e muitos outros; e, apresentadores como Mônica Iozzi, Murilo Gun entre outros.

“O formato inovador do Inspira, que surgiu a partir de sugestões apontadas pelos empregados da Caixa, é um modelo de aperfeiçoamento de recursos humanos que deu muito certo. Responde aos valores da Fenae e dialoga muito bem com a nossa plataforma de ensino à distância, a Rede do Conhecimento”, avalia Cardoso, o diretor de Administração e Finanças da Fenae e coordenador do evento em todas as edições.

O presidente da Fenae, Sergio Takemo, observa que cada evento anual estimula o crescimento pessoal dos empregados da Caixa, a partir das discussões e temáticas mais atualizadas por parte de pensadores e que ressoam na sociedade. “O Inspira já é uma referência nacional para os empregados da Caixa e confirma o potencial da Fenae na promoção de grandes eventos, como a entidade se caracteriza ao longo dos anos”, afirma Takemoto.

Para entender de que modo esses eventos impactaram no crescimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de muitos participantes do Inspira Fenae, confira os relatos de associados às Apcefs dos estados do Paraná, Pernambuco, São Paulo e Rondônia, sobre momentos mais marcantes em suas vidas.

Valdinei Bucmaier Santos, empregado da agência 24 de Junho no PR (APCEF/PR)  

“Sem dúvidas, a Fenae me proporcionou, através da participação no Inspira 2020, uma das mais gratificantes experiências que já vivi. Estar em São Paulo pela primeira vez, ter tido a oportunidade de ouvir e conhecer pessoas que admiro muito, como foi o caso do Kond dono do canal Kondzilla (Konrad Dantas, mais conhecido pelo nome artístico KondZilla), conhecer colegas de diferentes regiões do Brasil, conhecer mais sobre a história da Fenae e da Caixa contada por pessoas que ajudaram a escrevê-la através de suas lutas e trabalho, tudo isso sendo muito bem acolhido, em um ambiente extremamente agradável e divertido é algo que tenho muito a agradecer. Considero uma experiência única que ressalto ter feito valer o nome do evento: minha mente e meu modo de trabalhar evoluíram, pois não teria como ser diferente. Foram dias de muita inspiração! Obrigado Caixa, obrigado Fenae, vocês me inspiram!”

José Gil Cabral de Souza, Assessor Executivo, Corregedoria Recife (APCEF/PE)  

“Eu tive a satisfação e o privilégio de participar de todos as edições do Inspira. Em Brasília/2017, no Rio de Janeiro/2018, em Belo Horizonte/2019 e em São Paulo/2020. Não tem como destacar o que há de melhor no evento, pois todos os aspectos se completam. O que seria de uma boa palestra, sem uma boa estrutura e sem público? As interatividades do palestrante com as pessoas enriquecem o momento. O cuidado, o zelo, os detalhes, a qualidade que a Fenae propicia, sem dúvida, é também um grande destaque no evento. E ainda temos a oportunidade de nos congratular com nossos colegas de trabalho de diversas regiões do Brasil. A soma de todos esses aspectos deixa o evento grandioso e imperdível!

O Inspira impactou muito na minha vida profissional e pessoal. Antes de participar do primeiro, em 2017, eu recebi uma proposta de ser eventual e substituir meu chefe (gerente) nas suas férias. Eu não queria sair de minha zona de conforto. No evento da FENAE, eu absorvi os ensinamentos e trouxe comigo muita inspiração para meus projetos e desafios no trabalho, na família e na vida. Aprendi que só cresce, quem sai da zona de conforto. Precisava tomar uma decisão entre desaparecer na empresa, ou mostrar o melhor de mim. Encarei o desafio na substituição do meu chefe e devido ao meu bom trabalho, consegui uma excelente promoção, que me propiciou tranquilidade e conforto na minha vida, de maneira geral.”

Wagner Araújo Silva (APCEF/SP) 

“Tive a sorte de participar das quatro edições do Inspira Fenae e posso dizer que foram ótimas. Na primeira edição do evento, que ocorreu em Brasília, não sabia direito o que esperar e me surpreendi positivamente com a organização do evento, desde toda a logística envolvida em deslocar colegas de todos os estados do Brasil, passando pela hospedagem e alimentação fornecida e fechando com os renomados palestrantes e assuntos abordados.

Nas edições seguintes, já era natural esperar um evento de qualidade, onde até nos intervalos entre uma palestra e outra era possível aprender algo, se divertir, conhecer pessoas novas e quem sabe ganhar um prêmio.

É difícil mencionar algo que tenha gostado mais no Inspira Fenae, pois esse evento me proporcionou tantos momentos agradáveis que é complicado elencar algo específico. Vou citar alguns pontos, que pra mim fazem toda a diferença no Inspira: a oportunidade de conhecer pessoas de todo o nosso país, colegas dessa empresa tão importante para o Brasil que é a Caixa; as palestras fantásticas, umas que nos faziam pensar muitas vezes em coisas que nem imaginávamos, outras que, de tão emocionantes, nos levavam às lágrimas. Além de toda a carga de energia positiva fornecida, que ao fim do evento podíamos perceber em nós de diversas formas, seja em esperança, em garra, em solidariedade ou em outros bons sentimentos.

O que posso dizer é, que todo ano crio expectativas para que haja mais uma edição do Inspira e eu consiga novamente ser sorteado para participar. Espero que logo superemos essa pandemia que assombra a humanidade para que isso ocorra.”

Sthefanny Conesuque Neves – APCEF/RO  

“Sobre minhas experiências com o Inspira RJ e SP que participei nos anos 2018 e 2020, posso dizer que o Inspira é o melhor evento que participei da Caixa e Fenae. Evento com a estrutura, hotel e alimentação de primeira qualidade. Palestras enriquecedoras com temas atuais que nos leva a reflexão de diversos temas e com a presença de palestrantes renomados e empregados que dividiram grandes lições de vida.  Interação com colegas das diversas áreas e de todas as localidades do Brasil. Dinamicas animadas e happy hour que jamais vou esquecer. Enfim posso dizer que esse evento traz a motivação para sermos sempre o melhor como ser humano e profissional e a inspiração para aposentar na Caixa”.

Resumo das edições 

4ª edição: Inspira Fenae 2020 “Somos o Futuro” (entre os dias 7 e 8 de fevereiro em São Paulo) com palestras, experiências interativas presenciais e tecnológicas sobre relações humanas, nossa vida no futuro, arte, música, trabalho, saúde. Entre os palestrantes estiveram: Miguel Nicolelis, Laís Souza, Rossandro Klinjey, Monja Coen, Tony Ventura, Lygia da Veiga Pereira, Alessandra Assad e Rafael Infante como mestre de cerimônia.

3ª edição: Inspira Fenae 2019 “Transformações” (entre os dias 26 e 27 em Belo Horizonte) com palestras sobre criatividade, inteligência emocional, inovação, neuro economia, alimentação saudável, bem-estar, felicidade entre outros. Entre os palestrantes estiveram: os filósofos Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros, Cláudia Feitosa, Marcio Atalla, Bela Gil, Tiago Mattos e Simone Gasperin, Flávio Canto, e Popole, Issao Iamamura, o youtuber Murilo Gun, além de depoimentos de empregados Caixa e convidados.

2ª edição: Inspira Fenae 2018 “Desafios Sociais” (entre os dias 20 e 21 de abril no Rio de Janeiro) com palestras sobre sobre diversidade, inovação, tecnologia, moradia sustentável, sistema financeiro, diversidade, longevidade e educação para o futuro, empoderamento feminino, novas tecnologias, desenvolvimento econômico, entre outros. Entre os palestrantes estiveram: Jessé de Souza, Rossandro Klinjey, Fernando Costa, Darcton Damião, Dra Ina Voelcker, Guga Stocco, Nathalia Arcuri e Rivadávia Drumond. Com a presença também da apresentadora e atriz Mônica Iozzi como mestre de cerimônia.

1ª edição: O Inspira Fenae 2017 “Tecnologia, inovação e empreendedorismo” (entre os 8 a 11 de fevereiro, em Brasília). Foram realizadas 14 palestras ministradas por pensadores de referência nacional e mundial na formação de líderes e mercado de trabalho, com temas como: futurismo, planejamento e criatividade, comportamento do consumidor, transformação pela arte, potencial do jovem brasileiro, inovação e conexão do bem. Entre os palestrantes: Tiago Mattos, Alex Atala, Renato Meirelles, Eduardo Srur, Eduardo Lyra, Luiz Serafim e Felipe Hauit.

Fonte: site Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]