Fenae busca solução para problema nas declarações de assistidos da Funcef

Por Douglas Alexandre
Assessoria Jurídica
28 de março de 2023

Segundo assessoria jurídica da Fenae, a forma como a Funcef emite a DIRF, gera informação errada e leva os contribuintes a caírem na malha fina

O problema no processamento das declarações de ajuste anual dos assistidos à Fundação dos Economiários Federais (Funcef), vinculados às coletivas tributárias, tem sido motivo de preocupação e a Fenae tem buscado solução junto ao Ministério da Fazenda.

Segundo a assessoria jurídica da Federação, a forma como a Funcef emite a DIRF gera informação errada, fazendo com que as pessoas caiam na malha fina e até sejam autuadas. A Fundação alega que a declaração está dentro das normas impostas pela Receita Federal.

A Fenae obteve decisões favoráveis em processos de algumas Apcefs e vem emitindo orientações aos assistidos para apresentarem defesa junto à Receita, embora o foco sempre foi a solução para todos e evitar que os assistidos tenham de se defender isoladamente.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, participou de uma audiência no Ministério da Fazenda e apresentou as explicações técnicas da assessoria jurídica da Federação. O dirigente levou ao conhecimento dos técnicos da área de Tributação e Contencioso a origem do problema e a forma de solucioná-lo, assim como demonstrou que, não obstante a divergência inicial de informações, a postura da Receita após receber a documentação e a explicação do contribuinte não tem sido correta.

Os técnicos compreenderam que o primeiro problema é a forma como a DIRF está sendo emitida, assim como a área de fiscalização vem tratando a questão, e se dispuseram a avaliar como resolvê-lo. Sergio Takemoto destacou a necessidade de retificação de todas as DIRFs desde o ano de 2018, com a consequente exclusão das declarações da malha fina e anulação de autuações com urgência.

A partir de um documento apresentado pela Fenae será aberto um processo para tratar o assunto e a entidade receberá as informações de sua tramitação e repassar aos associados das Apcefs.

Informações retiradas na íntegra do site da fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]