Objetivo é avaliar a atual conjuntura e as propostas de alterações em pauta no Legislativo
A Comissão Executiva da Caixa (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT, a Fenae e a Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) promovem o Seminário Funcef e Previdência, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), em Brasília. Serão dois dias de debate em relação aos temas que hoje são objetos de projetos de lei no Legislativo, com nefasto potencial de alterar a vida de muitos brasileiros. Caso o teor das propostas que tramitam no Congresso Nacional seja aprovado, participantes dos fundos de pensão poderão ser prejudicados, já que a representatividade dos trabalhadores nos conselhos e diretoria executiva está sendo ameaçada.
Outra questão que tem afetado a vida do trabalhador contribuinte ou daquele que já contribuiu com a Previdência são as ações do ilegítimo governo que tem comandado o Executivo sob a mão do neoliberalismo, acabando com o Ministério da Previdência, além das propostas para alterar as regras da aposentadoria.
A Fenae e outras entidades de trabalhadores e as ligadas aos fundos de pensão estão acompanhando a tramitação do PLP 268/2016, cuja intenção é acabar com a paridade entre as representações dos patrocinadores e dos trabalhadores nos Conselhos Deliberativo e Fiscal, e extinguir a previsão de eleições diretas para a Diretoria Executiva dos fundos de pensão. A Fenae está convidando especialistas para abordarem os respectivos assuntos. Confira o horário e a programação do Seminário Funcef e Previdência.
Dia 13 de julho
9h30 – Abertura
10h – Debate sobre Previdência Social
12h – Almoço
13h30 – Debate sobre Previdência Complementar
15h – Debate sobre a CPI dos Fundos de Pensão
Dia 14 de julho
9h30 – Debate sobre Funcef
• Balanço de 2015
• Contencioso judicial
• Bandeiras de luta