24 de janeiro, dia do aposentado. Chegou sua vez? Aproveite essa nova fase da vida!

Por Douglas Alexandre
Arquivo, Institucional
22 de janeiro de 2021

Neste domingo, 24 de janeiro, é comemorado o dia nacional do aposentado, data em que foi promulgada a lei Elói Chaves que regulamentou a previdência social e outro direitos aos trabalhadores do Brasil no ano de 1923. Atualmente no país são mais de 30 milhões de pessoas que recebem aposentadoria ou pensão.

Empregados Caixa que iniciaram o processo de aposentadoria ou aderiram ao PDV (Programa de Desligamento Voluntário): chegou a hora de fazerem novas escolhas e planejar de que modo desejam desfrutar desse momento. A APCEF/MG parabeniza você por essa nova fase, e preparamos algumas dicas baseadas em depoimentos de associados aposentados Caixa para lhe ajudar a administrar essa nova etapa em sua vida.

Lecy Ribeiro da Silva é associada da APCEF/MG e aposentada há 20 anos. Ela conta como foi essa transição ao se aposentar. ” Eu recebi o comunicado com muita alegria e sentimento de dever cumprido, afinal foram 30 anos de dedicação a Caixa”, relata. Cheia de energia, ela tem uma boa receita para estar sempre de bem com a vida. “Eu fiz muitos amigos na Caixa e mantenho contato com quase todos. A gente aposenta e não pode se isolar, senão a depressão chega”, conta. 

Rogério Ricardo trabalhou por 39 anos antes de se aposentar, sendo 27 deles na Caixa, e fala como é sua rotina nos dias atuais. “Hoje tenho mais tempo para minhas coisas. Faço academia, curso presencial uma vez por semana e busco entretenimento com filmes, TV e computador”, conta.

Se o seu perfil requer algo mais flexível, temos o exemplo da associada Andrea Machado que trabalhou 31 anos na Caixa e se aposentou em 2019. Ela tem uma dica muito interessante sobre como estabelecer uma rotina. “A princípio um trabalho informal, talvez voluntário, e alguns cursos e viagens quando possível. Vamos descobrindo aos poucos”, ressalta. Andrea ainda reforça o carinho com os antigos companheiros e com a Caixa. “São colegas de trabalho que acabaram se tornando amigos, foram vários happy hours e muitos momentos felizes. Gratidão por todos esses anos de trabalho na empresa que tem grande importância para o país enquanto Caixa 100% pública”, enfatiza.

Sabemos que quando o assunto é se aposentar surgem muitas dúvidas. De um modo geral, o importante é se preparar para esse momento com objetivos traçados. Por exemplo: se dedique a estudar algo que sempre quis mas nunca teve tempo de fazer, como tocar um instrumento musical, fazer um curso de gastronomia, inglês ou até mesmo terminar de ler aquele livro que está parado há tempos esperando seu fim, e claro, crie novas expectativas, pois a vida é movida de objetivos! O caminho é uma escolha pessoal, mas deve-se levar em consideração atividades que lhe mantenha ativo e que exercite a mente, o corpo e o espírito.

Conhecimento nunca é demais

Para quem está buscando novos aprendizados, a Fenae acaba de liberar o acesso à plataforma Rede do Conhecimento para todos os empregados da Caixa aposentados em comemoração ao seu dia. Todo o conteúdo ficará disponível por 30 dias ( de 24/01/21 a 24/02/21) com cursos variados como: culinária, artes, jardinagem, pintura e muitos outros! Confira os detalhes e saiba mais aqui.

Corpo e mente saudáveis

A atividade física é algo fundamental em qualquer época. Normalmente muitas pessoas não tem tempo de se dedicarem ao cuidado necessário com o corpo enquanto trabalham regularmente. Chegada essa fase da vida é necessário separar uma parte do tempo para atividades que tragam benefícios à sua saúde, como caminhada, pedalada, zumba, jump, aulas de dança, jazz e até exercícios leves, dentre outros. O mais importante é manter hábitos saudáveis para desfrutar da melhor idade com qualidade.

Empreendedorismo

Uma outra forma de estar ativo e com bom funcionamento da mente é empreender. Se você pôde fazer uma reserva e deseja investir em um modelo de negócio que goste, esta é a hora de começar a colocar esse projeto em prática. Elencamos uma lista com seis dicas de como começar seu negócio com sucesso, sem experiência. Para saber mais sobre o assunto, confira matérias especiais divulgadas em nosso blog:

➡️ Seis maneiras para começar seu negócio com sucesso

➡️ Viver melhor: correndo atrás para envelhecer bem

➡️Empreender depois da aposentadoria: nunca é tarde para começar

A Diretora de assunto dos aposentados da APCEF/MG, Shirley Lúcia de Assis T. Lopes, não poderia deixar de celebrar esta data e mandar uma mensagem para todos os empregados da Caixa aposentados:

“24 de janeiro, dia do aposentado, é uma data para comemorarmos a longa jornada de uma vida dedicada aos trabalhos na Caixa e a luta pela família. Parabenizo a todos vocês aposentados, pelo seu dia. Comemorem, alegrem-se e lembrem-se sempre de todas as suas conquistas profissionais que também ajudaram a engrandecer dois importantes patrimônios que são de todos nós: a Caixa e a APCEF/MG!”, reforça.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]