O Saúde Caixa é mais do que um plano de saúde: é uma conquista histórica do Pessoal da Caixa Econômica Federal. Leia a íntegra do Manifesto

O Saúde Caixa é mais do que um plano de saúde: é uma conquista histórica do Pessoal da Caixa Econômica Federal, construída ao longo de anos com base nos princípios da solidariedade, do mutualismo e do pacto intergeracional. É fruto do trabalho e da luta de quem, todos os dias, faz este banco público funcionar e cumprir seu papel social no país.
No entanto, essa conquista está sob grave ameaça. A direção da Caixa tem apresentado propostas que transferem para empregados(as) da ativa e aposentados(as) uma conta que não lhes pertence. Diante disso, o Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae manifesta a defesa intransigente do Saúde Caixa, com:
Fim do teto de 6,5% da folha de pagamento
O estatuto da Caixa limita a participação do banco no custeio do Saúde Caixa a 6,5% da folha de pagamento e proventos. Esse teto é o principal problema estrutural do plano. Com o aumento dos custos assistenciais, a contribuição da Caixa em relação às despesas fica proporcionalmente menor a cada ano.
Além do impacto social decorrente da execução das políticas públicas, a Caixa é uma empresa lucrativa, que repassou ao Governo Federal bilhões em resultados nos últimos anos. Esses resultados são produzidos pelo trabalho diário de seu quadro de pessoal.
Assim, defendemos o restabelecimento efetivo do modelo de custeio 70/30 como forma de reconhecimento e valorização dos(as) empregados(as).
Saúde Caixa acessível para todos, em todas as regiões
O Saúde Caixa não pode se tornar um privilégio para poucos. Defendemos um plano acessível para todos(as), inclusive para os(as) contratados(as) a partir de setembro de 2018, com isonomia plena de direitos, também na aposentadoria. Não aceitamos empregados(as) de primeira e de segunda categoria.
Defendemos ainda a melhoria e expansão da rede credenciada, especialmente em pequenos municípios e regiões com vazios assistenciais. O Saúde Caixa deve ser eficiente e estar disponível para todos(as) os(as) beneficiários(as), onde quer que estejam no território nacional.
Respeito a quem construiu o plano
O Saúde Caixa é um plano de autogestão, construído a partir da relação de trabalho e da responsabilidade da Caixa para com seus empregados(as). Não pode ser tratado como plano de mercado, que possui como finalidade auferir lucro. Sua lógica sempre foi a da solidariedade.
Assim como os bancos públicos são essenciais para o desenvolvimento econômico e a inclusão social do país, o Saúde Caixa é essencial para a dignidade de quem trabalha na Caixa. Defender o Saúde Caixa é defender a Caixa pública, forte e a serviço do Brasil.
Fim do teto de 6,5%! Saúde Caixa para todos(as)!
Informações retiradas na íntegra do site da Fenae



