Começa hoje o Inspira Fenae 2026

Por Douglas Alexandre
Projetos Fenae
13 de março de 2026

Destinado aos empregados da Caixa, o evento será realizado em São Paulo (SP) e marca um espaço de construção coletiva de novos caminhos para o futuro dos trabalhadores da instituição

Começa nesta sexta-feira (13) o Inspira Fenae 2026, que reúne cerca de 500 empregados da Caixa de todo o país na capital paulista para debater temas que dialogam com os desafios do presente e as perspectivas para o futuro.
Nesta edição, o Inspira traz como tema “Tecendo a manhã”, inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto. Com a condução da atriz Marisa Orth que será a mestre de cerimônia do Inspira, a abertura do evento nesta sexta-feira contará com a palestra do escritor e jornalista Marcelo Rubens Paiva. 

Idealizado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), o evento conta com uma programação ampla e plural, que combina conhecimento, cultura, interação e o compromisso social dos empregados da Caixa com a construção de um mundo melhor. O evento segue até o sábado (14).

A programação reúne nomes de destaque da cultura, da arte, do esporte e do pensamento contemporâneo, como a atriz Denise Fraga, o escritor Marcelo Rubens Paiva, o professor José Kobori, a cientista da computação e pesquisadora Nina da Hora e a maratonista Maria Zeferina Baldaia.

“É um dever de todos pensar novas perspectivas para o futuro. O que estamos iniciando hoje, em mais uma edição do Inspira, é chamar os empregados da Caixa para que, juntos, possamos refletir sobre a construção de um mundo mais justo e melhor para as atuais e futuras gerações viver”, reforça Sergio Takemoto, presidente da Fenae. 

Ao longo da programação, os convidados se revezarão no palco do evento, compartilhando experiências, reflexões e inspirações com o público. 

Confira os temas das palestras 

Na programação, Marcelo Rubens Paiva, escritor e jornalista, autor do best-seller Feliz Ano Velho e vencedor do Prêmio Jabuti com a obra Ainda Estou Aqui, Paiva fará uma reflexão que conecta memória, cidadania e futuro, com a palestra “Tecendo a democracia: vozes que se entrelaçam”.

A atriz Denise Fraga, com reflexões sobre empatia e transformação; a pesquisadora Nina da Hora, que abordará temática sobre ética e inclusão na inteligência artificial; a neurologista Ana Paula Peña, numa abordagem sobre saúde mental e prevenção do esgotamento; e o professor José Kobori, com dicas sobre educação financeira e planejamento. 

Também estará presente a maratonista Maria Zeferina Baldaia, referência de resiliência e disciplina, encarregada de relatar histórias de superação. No formato TED, Jair Pedro Ferreira, diretor de Benefícios da Funcef, eleito pelos participantes, falará sobre planejamento, longevidade e o papel dos participantes na construção da aposentadoria e proteção das famílias. A executiva Sany Silveira, CEO da CNP Seguros Holding Brasil, levará contribuições a respeito de trajetória e concepção estratégica relativa à liderança feminina, aliada a desafios contemporâneos das organizações. 

Um espaço será dedicado à solidariedade. Para isso, e representando o Movimento Solidário – uma parceria de responsabilidade social entre Fenae, Apcefs e ONG Moradia e Cidadania, as diretoras Giselle Menezes e Lourdes Barbosa vão abordar os impactos positivos dos projetos desenvolvidos pela Fenae em todo o país, além das ações voltadas ao empoderamento feminino, com foco no enfrentamento ao feminicídio.  

Outra trajetória que o público do Inspira Fenae conhecerá é a de Glaucia Nunes de Almeida, beneficiária do projeto social “Entrelaçando Histórias e Rendas”, desenvolvido pela Fenae e pela Apcef/SP em parceria com a Moradia e Cidadania. De aluna a professora, Glaucia transformou a capacitação profissional em ferramenta de autonomia e geração de renda para outras mulheres em situação de vulnerabilidade social. 

Encerramento 

A programação prevê ainda um momento cultural com o Duo Prettos, que subirá ao palco para apresentação marcada pelo samba e pela valorização das raízes da música brasileira. 

Canal oficial do Inspira Fenae no WhatsApp

Para seguir o canal oficial do Inspira Fenae 2026, basta acessar o link (https://link.fenae.org.br/canalinspira2026), clicar em “Acessar canal” e depois em “seguir”. Acompanhe!

Crédito: Tecendo a Manhã-In: A educação pela pedra e outros poemas, de João Cabral de Melo Neto, Alfaguara, Rio de Janeiro. 

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *