39º CONECEF começa nesta terça (4) em São Paulo

Por Douglas Alexandre
Mundo bancário
3 de junho de 2024

Delegados de todo o país vão debater temas como condições de trabalho, Funcef, Saúde Caixa entre outros

O 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) terá início nesta terça-feira (4), em São Paulo, com a participação de delegadas e delegados de todo o país. Com o slogan “Juntos Avançamos nas Conquistas”, o congresso é a principal instância de deliberação da categoria, onde são definidas as estratégias de luta e as reivindicações específicas dos trabalhadores do banco público para a Campanha Nacional dos Bancários e para a mesa de negociação permanente com a empresa.

“O Conecef é um símbolo de vital importância para o conjunto do movimento dos trabalhadores do banco. É necessário fortalecer a unidade para defender o que conquistamos nos últimos anos, impedir que a Caixa perca sua importância como indutora de políticas públicas para o Brasil e avançar em novas conquistas. Queremos uma Caixa onde todos os segmentos de trabalhadores sejam valorizados”, enfatiza Sergio Takemoto, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae).

Nesta terça (4), às 16h30, ocorrerá a abertura solene conjunta do 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, do 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, do 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil; do 16º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e do 3º Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES, no Holiday Inn São Paulo Parque Anhembi.

A programação do 39º Congresso Conecef, que será realizado até quinta-feira (6), terá debates sobre temas como o fim do teto do banco para custeio do Saúde Caixa (definido em 6,5% da folha de pagamentos); o equacionamento dos déficits da Funcef; a solução dos problemas que afetam as condições de trabalho das empregadas e empregados; e a defesa da Caixa 100% pública; eleições municipais 2024.

“Não vamos nos limitar ao debate destes pontos, vamos chegar ao final de nosso congresso com um plano de lutas sobre as questões levantadas nas bases e já discutidas nos encontros estaduais e regionais que afetam o dia a dia de trabalho na Caixa, além de diversos outros que dizem respeito a toda classe trabalhadora”, destaca o Coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e diretor de Esportes da Fenae, Rafael de Castro.

Informações retiradas na íntegra do site da Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]