APCEF/MG e AGECEF/BH participam de corrente solidária em apoio ao Inaper

Por Carolina Marçal
Institucional
23 de dezembro de 2021

O instituto de caridade ajuda pessoas que estão em situação de rua

A APCEF/MG e a AGECEF/BH (Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal de Belo Horizonte) se juntaram para apoiar as causas e ações do grupo Inaper. O Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua é um projeto idealizado por Maria Angélica Biondi Prates Lugon, empregada Caixa.

Fundado há seis anos, o projeto tem como objetivo principal resgatar a esperança, a dignidade e a autonomia de quem vive em situação de rua. São cerca de 60 pessoas acolhidas por dia e que são incentivadas a se reintegrar na sociedade por meio das novas oportunidades de qualificação nacional e apoio assistencial.

“A gente percebe ao longo desses anos de trabalho que são vários os motivos que fazem as pessoas irem para as ruas. Quebra dos laços familiares, a questão da bebida e droga, perdas, problemas sentimentais, sofrimento mental, questões financeiras. E cada pessoa tem uma demanda e ficam com muitos dos seus direitos prejudicados. A gente está ali para ajudar”, afirmou a bancária.

A sede do instituto fica no bairro Bonfim, na capital mineira, e conta com uma assistente social, uma assistente administrativa, uma faxineira, 35 voluntários e dois psicólogos. A equipe ajuda a promover o desenvolvimento dos acolhidos e resgatam a cidadania das pessoas que moram em situação de rua.

Nos dias de atendimento, são oferecidos café da manhã, banho – junto com um kit individual de higiene – atendimento social, atendimento psicológico e acesso a uma barbearia. Para contribuir com a formação intelectual das pessoas atendidas são oferecidas diversas oficinas, como a do saber, com aulas de português e matemática, oficinas de desenvolvimento pessoal, que contam com auxílio de coaches, oficinas com advogados que mostram o direito que cada um deles possui e uma oficina de música.

Doações

Para ajudar nesta ação tão importante, você pode se tornar um voluntário da instituição ou fazendo uma doação e contribuindo mensalmente para os seguintes dados:

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]