Caixa deixa de pagar adicional de insalubridade aos avaliadores de penhor

Por APCEF/MG
Arquivo
6 de julho de 2016

 CEE/Caixa está contratando perícia técnica para avaliar a decisão


A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT, vai analisar a decisão do banco de retirar, já a partir deste mês de julho, o adicional de insalubridade dos avaliadores de penhor. Em mensagem enviada nesta terça-feira (5) aos trabalhadores, a empresa alegou que a medida está baseada em laudos técnicos realizados nas unidades que possuem esse tipo de atividade.

Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa, explica que um ambiente mais saudável para os cerca de 900 avaliadores em todo o país é reivindicação histórica da categoria. “Ninguém está defendendo um local insalubre. Se a melhoria realmente aconteceu, será motivo de comemoração. No entanto, não é isso que apontam os relatos que ouvimos de avaliadores que participaram do 32º Conecef, realizado há duas semanas”, afirma.

“Já contatamos a Fundacentro, que é vinculada ao Ministério do Trabalho e tem expertise na área de segurança, higiene e saúde no trabalho. Também estamos contratando uma perícia técnica e acionando nossa assessoria jurídica. Faremos uma avaliação muito criteriosa no sentido de verificar os riscos enfrentados por esses colegas”, diz Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e membro da CEE/Caixa.

Entre as principais ameaças da função está a manipulação de produtos químicos tóxicos. Mais recentemente, atendendo reivindicação do movimento sindical, a Caixa instalou exautores nas bancadas, equipamentos muito questionados pelos próprios trabalhadores. “Outro problema que identificamos numa análise inicial é que os laudos não fazem referência ao espectrômetro, um serviço automatizado que identifica, por fluorescência de raios x, as ligas metálicas das joias”, acrescenta Plínio Pavão, assessor da Fenae e membro do GT Saúde do Trabalhador.

O adicional de insalubridade pago até então para os avaliadores de penhor corresponde a meio salário mínimo. “São R$ 440 atualmente, valor que não paga a saúde do trabalhador e nem fará diferença para a Caixa, que lucra bilhões todos os anos. Queremos ter os resultados da nossa perícia técnica até a próxima terça-feira, 12 de junho, data em que esse assunto estará na pauta da negociação extraordinária. Se preciso for, mobilizaremos a categoria”, avisa Fabiana Matheus.

Fonte: Fenae
Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]