Evento contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas e condecorou os destaques do esporte no estado
A 3ª edição do Prêmio do Esporte Mineiro (PEM), que aconteceu no último dia 11 de dezembro, agraciou atletas, técnicos, autoridades e membros da sociedade civil que contribuem para o desenvolvimento do esporte no estado. Entre os premiados estava o presidente da APCEF/MG, Paulo Roberto Damasceno, homenageado com o prêmio “Amigo do Esporte” em função dos projetos de apoio ao esporte realizados pela Associação, como o de alto rendimento realizado em parceria com o CTE/UFMG (Centro de Treinamento Esportivo da UFMG).
O diretor sociocultural da APCEF/MG, Nerival Faustino Gomes, também esteve presente no evento, assim como Maria Clara, atleta de ginástica rítmica apoiada pela Associação. A talentosa jovem realizou uma apresentação na solenidade. Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes do estado, a premiação aconteceu no auditório JK da Cidade Administrativa, e reforça a importância dos projetos de incentivo ao esporte desenvolvidos pela Associação.
No ano de 2019, muitas foram as vitórias alcançadas pelos atletas que participam do projeto Transformando o Futuro, que fomenta a prática esportiva entre crianças e adolescentes desde 2015, e tem gerado resultados grandiosos.
A equipe de atletismo conquistou 28 medalhas nos Jogos Escolares de Minas Gerais, nove medalhas no Campeonato Mineiro de Atletismo, 47 medalhas no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-16 e Sub-23 e garantiu a terceira colocação geral no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 e o primeiro lugar em todas as categorias do Campeonato de Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16.
A equipe de Taekwondo marcou presença no Open Sudeste e conquistou 13 medalhas, classificando quatro atletas para o Grand Slam em 2020. A equipe também ajudou o Brasil a conquistar o primeiro lugar geral no Torneio Internacional Chile Open, levando quatro medalhas na competição. A capital da Hungria, Budapeste, foi palco para uma vitória que marcou toda a equipe no ano de 2019: a medalha de prata no Mundial Escolar de Combate Games, conquistada pelo atleta de 16 anos, Vytor dos Santos de Assis.
Com toda a certeza, 2020 promete muitas realizações para nossas equipes!
Transformando o futuro
O projeto surgiu em parceria da APCEF/MG com a UFMG no ano de 2015, e busca abrir as portas do esporte para crianças e adolescentes. Atualmente, o projeto apoia duas modalidades: o atletismo e o taekwondo.
Clique aqui para saber mais sobre o projeto.